Hospital Carlos Chagas passará por reforma para receber posto de coleta de sangue

11/7/2023

O Posto avançado de coleta de sangue do Hemominas já tem endereço definido em Itabira. Depois de quase um ano, o projeto arquitetônico para a instalação do serviço teve o alvará liberado pela Gerência Regional de Saúde (GRS).

Autor do projeto de lei de implantação do serviço em Itabira, o vereador Marcelino Guedes (PSB) disse que ouviu da própria secretária municipal de Obras, que já está sendo contratada a empresa para realizar as obras de modificação e adaptação do posto. O serviço funcionará nas dependências do Hospital Municipal Carlos Chagas. A expectativa é de que até o início do próximo ano seja iniciado o atendimento.

“Nós tivemos um entrave no ano passado com aprovação do projeto esse arquitetônico. Ele foi aprovado, então agora a gente está em fase de implantação. Em conversa com a Secretária de Obras ontem (segunda-feira, 3), ela me informou que e já está contratando a empresa que vai fazer as modificações necessárias das salas do Carlos Chagas para receber a sala da do banco de sangue”, comemorou o vereador.

Ainda visando tranquilizar os seus que já estavam descrentes com a implantação do serviço, ele afirmou que o projeto está entre as prioridades do atual governo.

A previsão inicial de inauguração do Posto Avançado de Coleta Externa (Pace) era em novembro do ano passado. O projeto é resultado de uma parceria entre a Fundação Hemominas e a Prefeitura de Itabira, ocorrida em março de 2022. Por ano, o serviço custará ao município em torno de R$ 800 mil e deverá contar com uma equipe formada por dois médicos, dois enfermeiros, cinco técnicos de enfermagem e quatro técnicos administrativos.

O atendimento deverá iniciar em Itabira, com mais de 1.300 doares, já cadastrados pela a Ong Doe Vida que atualmente proporciona a coleta de sangue em Belo Horizonte. Além da segurança e melhoria das condições para os doadores voluntários do município e das cidades próximas, a expectativa da gestão pública é de que com a instalação de um posto de coleta de sangue em Itabira aumente a demanda não só de sangue, mas também de hemocomponentes.

A meta da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) é atender 2.400 candidatos à doação de sangue e coletar 1.920 bolsas por ano. O serviço contará com a cooperação da Fundação Hemominas, que será responsável pelas atividades administrativas e técnico-científicas para o funcionamento do banco de sangue no município.