Hospitais de Itabira não têm mais leitos de UTI Covid disponíveis

hospitais Carlos Chagas e Nossa Senhora das Dores (foto)

Itabira entra na pior e mais severa fase da pandemia da Covid-19, o colapso do sistema de saúde com 100% de ocupação dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), registrado na noite desta sexta-feira (5) conforme boletim epidemiológico da Secretaria Municipal de Saúde.

São 30 leitos no total, contando saúde suplementar e Sistema Único de Saúde (SUS), nos hospitais Nossa Senhora das Dores e Carlos Chagas.

Nos leitos de enfermaria, a taxa de ocupação é de 66%.

O prefeito Marco Antônio Lage fala em coletiva virtual neste sábado (6). Os principais temas serão o hospital de campanha, fechado em outubro de 2020, reunião regional que definiu a inserção das cidades na Onda Roxa do Minas Consciente e quais as estratégias para evitar mortes em corredores dos hospitais de Itabira por falta de leitos de internações.

Mais números:

Conforme último boletim, de março de 2020 até agora, perto de um ano do primeiro caso de Covid-19 na cidade (registrado em 13 de março), 9.434 pessoas foram catalogadas com o vírus. Deste total, 8.790 se recuperaram, 519 estão em isolamento domiciliar e 81 morreram vítima da doença.

Em se tratando de internações, são 30 pessoas em UTI (100%), 39 em enfermaria (66%) e mais três itabiranos internados em unidade fora do município.