Novos equipamentos e iluminação garantem redução do consumo de energia e conforto para pacientes
A população atendida pelo Hospital Nossa Senhora das Dores (HNSD) de Itabira já conta com os benefícios do Programa de Eficiência Energética da Cemig, que investiu cerca de R$ 600 mil na modernização de aparelhos de esterilização, lâmpadas e secadoras de roupas da instituição. A inauguração das novas soluções energéticas será na próxima segunda-feira (16/12), às 10 horas, no auditório do HNSD, com a participação da Cemig e da Prefeitura de Itabira.
Segundo o diretor de Comunicação e Sustentabilidade da Cemig, Marco Antônio Lage, os investimentos no HNSD de Itabira trazem importantes retornos para a sociedade e o meio ambiente. “A adequação dessas tecnologias significa a redução do desperdício de energia e mais conforto para pacientes e profissionais de saúde da casa”, afirma Lage.
Como exemplo da importância desse processo, as duas secadoras substituídas no hospital, que têm capacidade para 50 quilos cada, vão garantir mais agilidade e segurança nos trabalhos executados na lavanderia. “Os modelos de secadoras são desenvolvidos com tecnologias capazes de evitar o superaquecimento, característica fundamental para a conservação das roupas e, principalmente, para a segurança dos profissionais da saúde”, explica o diretor.
A iniciativa também contemplou a substituição de duas autoclaves (aparelhos de esterilização de materiais hospitalares) e aproximadamente mil lâmpadas de alto consumo energético por equipamentos de LED, mais econômicos, eficientes e modernos. Com os investimentos, a Cemig espera, ainda, que a instituição de saúde possa reduzir a parcela do orçamento destinada à conta de energia, aplicando essa economia no atendimento público.
Programa de Eficiência Energética e Cemig
Nos próximos 5 anos (2020-2024), o Programa de Eficiência Energética irá investir cerca de R$ 100 milhões na área da saúde. O recurso será direcionado para garantir ações de eficiência energética em 100% dos hospitais beneficentes (públicos e filantrópicos) atendidos pela Cemig.
O Programa de Eficiência Energética Cemig é regulado pela Aneel e se baseia no incentivo à mudança de hábitos, resultando na redução e eliminação do desperdício como forma de bom uso e preservação dos recursos naturais.