HNSD apresenta resultados de 2024 e projeta novas ações para os próximos anos

O Hospital realizou 95.404 atendimentos, com uma média de 7.950 pacientes por mês; 9.505 internações

15/05/20205 – Nesta segunda-feira (12), o Hospital Nossa Senhora das Dores (HNSD) apresentou o seu relatório anual das atividades e o balanço financeiro referente ao ano de 2024 e projetos para 2025. A cerimônia contou com a presença do presidente da irmandade, o Bispo Dom Marco Aurélio Gubiotti, do provedor Márcio Labruna, das diretorias, gerentes e alguns colaboradores além dos membros da Irmandade Nossa Senhora das Dores (INSD), mantenedora do hospital.

“O HNSD está no centro das discussões sobre a diversificação econômica de Itabira”, disse o diretor Alexandre Coelho

O diretor executivo, Alexandre Coelho, que apresentou o relatório de atividades e projetos futuros, falou da força do HNSD no cenário de abertura expansão do cuidado da saúde das pessoas e no desenvolvimento da região. “O HNSD está no centro das discussões sobre a diversificação econômica de Itabira demonstrando todo o seu potencial de crescimento e ampliação de atendimento. Crescemos muito e vamos crescer ainda mais”.

O diretor administrativo/financeiro, Arlen Ferreira, apresentou o balanço contábil e financeiro e demonstrou o resultado positivo do hospital em 2024, o qual será revertido em obras, equipamentos e melhorias e reforçou que foi um ano de conquistas. “Com muito trabalho da diretoria e da equipe financeira, conseguimos atingir nossos objetivos e alavancar resultados. Temos desafios pela frente, mas seguimos com gestão responsável, orçamento claro e compromisso com a sustentabilidade”.

“Temos uma equipe capacitada para gerir o HNSD e estão trabalhando de maneira responsável e profissional”, diz o provedor Márcio Labruna

O provedor Márcio Labruna destacou que o HNSD está no caminho certo para o crescimento sustentável. “Temos uma equipe capacitada para gerir o HNSD e estão trabalhando de maneira responsável e profissional para que nosso hospital cresça, inove e seja cada vez mais referência na saúde”.

Público durante a apresentação do balanço

números de 2024

O HNSD é referência no atendimento médico-hospitalar para Itabira e região, com foco em casos de média e alta complexidade. Possui 177 leitos, sendo 106 designadas ao Sistema Único de Saúde e 71 à saúde suplementar (convênios e atendimentos particulares). Além de uma equipe composta por 1.238 colaboradores.

É referência no tratamento oncológico, cardiovascular, cirurgia, ortopedia e UTI, além de ter um Pronto Atendimento de urgência e emergência.

O Hospital realizou 95.404 atendimentos, com uma média de 7.950 pacientes por mês; 9.505 internações, com uma média de 792 pacientes internados por mês e 26 pacientes internados por dia. Além disso, houve 10.478 procedimentos cirúrgicos, com uma média mensal de 873 cirurgias e média diária de 26 cirurgias.

No Pronto Atendimento (PA), dedicado à saúde suplementar, foram realizadas ao longo do ano 61.731 atendimentos, com uma média de 5.042 pacientes por mês e 168 pacientes por dia.

Um outro serviço que também amplia o trabalho desenvolvido pelo hospital é o Centro de Hemodiálise. De acordo com os dados apresentados, foram realizadas 33.909 sessões durante o ano, com uma média mensal de 2.826 sessões e média mensal de 243 pacientes.

O serviço de oncologia que ainda este ano terá além da quimioterapia, a inauguração da radioterapia está em crescimento, acolhendo com comodidade e cuidado os pacientes com câncer. O serviço efetuou 645 cirurgias oncológicas, 5.984 sessões de quimioterapia e 10.056 consultas no decorrer de 2024.

Além disso, o HNSD desempenhou um avanço na hemodinâmica, que amplia diretamente o atendimento cardiológico. Em 2024 foram feitos 333 procedimentos. Dois dos principais destaques desse setor, foram a aquisição de um novo monitor para o equipamento de hemodinâmica e a realização do 1° procedimento cardiovascular.

O relatório apresentado comprova que o hospital buscou e, ainda busca, investir no crescimento do seus serviços de hemodiálise e oncologia, reafirmando o seu compromisso em oferecer um atendimento qualificado para a comunidade.

números do Pronto-Socorro e do SAMU

O HNSD também administra o Pronto-Socorro Municipal de Itabira (PSMI) e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), estabelecido através de um acordo com a Prefeitura de Itabira, que é responsável por essas estruturas de urgência e emergência da cidade.

Segundo os dados apresentados, o PSMI realizou 93.385 atendimentos no ano, com uma média mensal de 7.782 atendimentos e uma média diária de 260 atendimentos. Por outro lado, ao longo de 2024, o SAMU recebeu 25.060 ligações, 3.322 com orientações, e uma média diária de 26 atendimentos. Ainda conforme o relatório, houve 7.100 internações no ano, com uma média de 5.962 por mês e 19 por dia.

Principais obras:

  • Reforma do Corredor Principal: valorização do ambiente e melhor experiência para o paciente e a equipe;
  • Obra da Encosta: estabilidade, proteção e segurança para a preservação da estrutura hospitalar e do ambiente;
  • Radioterapia: início de um novo serviço para os pacientes oncológicos, com mais comodidade e tecnologia, previsão de inauguração ainda em 2025;
  • Obra do Abrigo de Resíduos: melhoria na gestão dos resíduos hospitalares;
  • Reforma Abel Camilo: transformação completa para um ambiente mais moderno e funcional;
  • Reforma Recepção: melhoria na infraestrutura para atender as demandas diárias;

Obras Futuras:

  • Novo Prédio Administrativo;
  • Novo Estacionamento;
  • Casa de Apoio Oncológico;
  • Área Assistencial.

Já planejadas:

  • Capela;
  • Farmácia;
  • Centro de Alta Complexidade;
  • Unidade de tratamento intensivo (UTI) – Cardiológica;
  • Alas de Internação: Dom Mário, Mauro Ribeiro, Celso Martins, Wilson Rossoni;
  • Construção do novo Serviço de Nutrição Dietética (SND);
  • Vestiário;
  • Portaria (em execução);