Governo Marco Lage se opõe em informar lista de pessoas na fila de cirurgias e exames

“Não dá mais para esperar. Queremos saber qual a realidade hoje”, cobra o vereador Vetão

Saúde recebeu novo aporte financeiro neste ano de eleição, mas as ações seguem engessadas

30/06/2024 – A falta de ação concreta para implantação da UTI Neonatal em Itabira, segundo destacou o vereador Weverton Leonardo Santos Andrade “Vetão”, não é um fato isolado no atual governo em se tratando de saúde.

Ele disse que tem recebido em seu gabinete muitas reclamações de pessoas que estão aguardando há mais de ano por exames de alta complexidade e cirurgias que não saem. Muitos, quando conseguem a consulta especializada, ficam impedidos de fazer o procedimento por esgotamento do prazo. Para tentar ajudar e visando principalmente a transparência, Vetão disse que enviou ofício para a secretaria de Saúde pedindo a lista real de espera dos procedimentos eletivos ofertados pelo Sistema Único de Saúde (SUS) por meio do Município, como consultas especializadas, exames e cirurgias, mas não obteve resposta. Cansado de esperar, o vereador anunciou que vai entrar com um pedido de mandado de segurança contra a Prefeitura para receber as informações.

“Pessoas estão com cirurgias aguardando. Não dá mais para esperar. Queremos saber qual a realidade hoje. Quantos estão em atraso? Se tiver dois, três, quatro, cinco anos, isso vai ser demonstrado. Diante disso, vamos fazer um levantamento e notificar o Ministério Público que tem que saber o que está acontecendo. O que está acontecendo hoje na saúde é alarmante. Tem pessoas há anos aguardando consultas e não conseguem”, lamentou.