Governo de Itabira cria material de publicidade usando índice de dengue

Cidade conquistou neste ano o troféu de campeã estadual de morte por dengue

28/08/2024 – Com o título de que “Itabira tem menor índice de infestação do mosquito da dengue de todos os tempos”, o governo de itabirano mostra que quer apagar a herança de que a cidade, neste ano, recebeu o troféu de primeiro lugar em morte por dengue em Minas Gerais.

Para isso, foi feito um novo levantamento para apontar o índice do Levantamento Rápido de Índices para o Aedes aegypti (LIRAa), em pleno inverno, quando a incidência do mosquito e infestação são quase zero.

Com os dados capitados no mês gelado, o LIRAa apontou 0,3%, conforme a Prefeitura, “o menor já registrado no município e considerado ideal pelo Ministério da Saúde”.

Itabira alcançou um marco significativo no controle do mosquito Aedes aegypti: o índice do Levantamento Rápido de Índices para o Aedes aegypti (LIRAa), realizado nos primeiros dias de agosto, com os termómetros marcando máxima de 23º, foi de 0,3% – o menor já registrado no município.

O texto da Prefeitura de Itabira diz ainda “De acordo com a Diretoria de Controle de Zoonoses, da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), este resultado reflete a eficácia das ações contínuas dos Agentes de Combate às Endemias (ACE) e da estratégia integrada das secretarias municipais no combate às arboviroses desde o fim do ano passado. Contudo, é necessário que haja uma vigilância constante e esforços contínuos – principalmente da população – para evitar novos surtos das doenças transmitidas pelo Aedes aegypti como dengue, chikungunya, zika e febre amarela.

  • Verdade

Normalmente, o pico de infestação do Aedes aegypti, transmissor da dengue e outras arboviroses, ocorre em períodos de chuva e calor, ou seja, entre novembro e março, quando o LIRAa acende o sinal de alerta.

  • MATÉRIA RELACIONADA

Itabira lidera ranking de mortes por dengue em Minas Gerais