Em 24h, saltam de 9 para 33 os casos suspeitos de Covid-19 em Itabira

Informe epidemiológico do Covid-19, enviado às 19h desta segunda-feira (23) pela Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Itabira, aponta explosão de casos em investigação do coronavírus no Município. Em 24h, o número de pessoas com a suspeita da doença saltou de 9 para 33, um aumento de 360%. Isso aconteceu após a mudança definidas pelo Ministério da Saúde quanto ao registro de casos suspeitos em investigação.

O boletim informa que outros dois casos foram descartados.

A maior preocupação em relação ao Covid-19 está principalmente na população idosa, que tem baixa imunidade e, em caso de contaminação, poderá lotar centros de saúde, os quais não dispõem de grande número de Unidades de Terapia Intensiva (UTI), principalmente com ventilador mecânico, usado para auxiliar as vítimas do Covid-19 na reabilitação dos pulmões. Sem recursos e equipamentos suficientes, todos os doentes, recém-nascidos a idosos, são impactados em efeito cascata.

Covid-19 na microrregião
João Monlevade: 13 casos suspeitos
Barão de Cocais: 34 monitoramentos (pessoas que estavam no exterior ou em regiões com alto índice de infectados)
Santa Maria de Itabira: 6 casos suspeitos
Ferros: 3 casos suspeitos
Catas Altas: 1 caso suspeito e 7 pessoas monitoradas

Demais cidades não apresentaram balanço.

Em minas são 28 casos confirmados
A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) informou no final da tarde desta segunda-feira (23) os números atualizados do novo coronavírus, sendo: 128 confirmados; 7.166 casos suspeitos, 265 descartados e 8.149 notificações.

A SES está investigando a morte de 20 pessoas suspeitas de terem contraído o novo coronavírus.

Brasil contabiliza 34 mortes
No Brasil já são 1.888 pessoas contaminadas pelo Covid-19 e 34 mortes.

Todas as mortes aconteceram na região Sudeste: 30 em São Paulo e quatro no Rio de Janeiro, o que equivale a 1,8% do número total de casos no país.

Todos os estados brasileiros contam com casos de coronavírus. Os dados mais recentes apontam 59 casos do Norte; 308 no Nordeste; 1.135 no Sudeste; 179 no Centro-Oeste; e 210 no Sul.

O estado com o maior número de casos é São Paulo, com 745 confirmações.