Médico avaliou que a participação dele no evento reforça a relevância da medicina de Itabira na região
O diretor clínico e ortopedista do HNSD, Dr. Édson Pereira Lima, participou do curso de atualização das seccionais da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT) da Regional Leste, da qual fazem parte 14 cidades. O evento reuniu 62 médicos de várias cidades do Leste de Minas, a maioria de ortopedistas e aconteceu no auditório do Hospital Metropolitano Unimed Vale do Aço, nos dias 04 e 05 de agosto.
Dr. Édson Lima integrou a Mesa Redonda Moderna sobre fratura no joelho, sendo um dos debatedores técnicos. Segundo Dr. Édson, a participação dele no evento reforça a relevância da medicina de Itabira na região. “O trabalho realizado pela ortopedia do HNSD é muito bem avaliado e reconhecido por outros ortopedistas. Fazemos cirurgias de média e alta complexidade e temos um número alto de cirurgias e nos destacamos também pela qualidade delas. O alto grau de resolutividade impressiona outros profissionais”, explica.
O ótimo resultado do hospital em cirurgia pode ser avaliado, segundo o médico, pela qualidade dos resultados cirúrgicos, o baixo índice de re-operações, baixo índice de taxa de infecção (que é abaixo de 2% nos casos de cirurgia limpa) e pela liberação do paciente para o retorno ao trabalho.
Muito além dos números, o médico reforça a importância dos resultados para ele. “A minha maior satisfação é reinserir a pessoa na sociedade, dar alta ao paciente para que ele retorne às suas atividades”, finaliza.
Profissionais durante o curso de atualização das seccionais da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia
O Dr. Leonardo de Ornelas Caldas, presidente Seccional Leste Minas da SBOT/MG, falou sobre a importância do HNSD e do dr. Edson no contexto da traumatologia.
“Dr. Édson tem tido um papel importantíssimo na ortopedia porque os traumas são resolvidos aí em Itabira, não sobrecarregam outras unidades. A população fica resguardada com este cuidado que existe aí nesta região”, enfatizou.
- Número de cirurgias do HNSD
O hospital fez em 2022, 3.183 cirurgias ortopédicas. Uma média de 265 cirurgias/mês. Em 2023, de janeiro a julho foram 1.916 cirurgias. A maioria dos casos estão relacionados a acidentes com moto, carro, queda de animal, ou de bike.