Desafios e limitações sobre o câncer são debatidos no HNSD

Na manhã de sexta-feira (21) o médico Alberto Wainstein apresentou aos colaboradores e gestores do Hospital Nossa Senhora das Dores (HNSD) a palestra “Câncer no Século XXI – desafios e limitações”. A atividade faz parte da Semana da Oncologia e contou com a presença do provedor da instituição Vaquimar José Vaz e da secretária de Saúde Rosana Linhares.

Ao apresentar seu estudo, o médico, que preside a Sociedade Mineira de Cirurgia Oncológica, disse que em Itabira os números que envolvem a doença “são melhores do que se imagina”. De acordo com ele, o que torna positivo o atendimento oncológico no município são as parcerias do hospital com o poder público.

“Itabira conseguiu fazer com mérito uma união entre a gestão, a competência do Hospital Nossa Senhora das Dores, parte do seu corpo clinico e a prefeitura. Então, estão todos trabalhando junto para um objetivo final, que é uma população bem atendida, que tenha assistência, com diagnóstico precoce e que consiga fazer o tratamento aqui, então, a harmonia entre as entidades que trabalham com o câncer em Itabira está funcionando bem e a esperança e a expectativa é que ninguém precise sair daqui para outras cidades”, ressaltou o médico.

Alberto Wainstein, que é pós doutorado em imunoterapia de tumores e também em pesquisa e vacinas oncológicas, apresentou um mapa da doença em todos os países e disse que até 2040, a principal causa de morte no Brasil será o câncer. Apesar de não parecer, destacou o especialista, esta informação é positiva.

“Nós estamos melhorando os cuidados e atenções para que evite que os pacientes faleçam de outros doenças, como problema cardíaco, problemas respiratórios e cerebrais. O câncer é como se fosse o envelhecimento das nossas células, então, nos principais países mais desenvolvidos, como Suécia, Inglaterra e Estados Unidos, as populações são mais envelhecidas e o processo de envelhecer aumenta a incidência do câncer, mas isso não é uma notícia ruim. O câncer não é algo muito ruim, desde que seja tratado em fase precoce”, alertou o médico.

Currículo- Alberto Wainstein é Cirurgião da ONCAD; Cirurgião Geral Titular do Colégio Brasileiro de Cirurgia; Cirurgião Oncológico Titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Oncológica; Mestre e Doutor em Medicina; Pós-doutor em Imunoterapia de Tumores no Karmanos Cancer Institute (Michigan, EUA) e em Pesquisas Clínicas no Albert Einstein Cancer Center (Nova Iorque, EUA); professor da Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais.

Presenças- A primeira atividade da Semana da Oncologia atraiu visitantes de diversos municípios da região. Além de Itabira, o evento contou com autoridades de São Gonçalo do Rio Abaixo, João Monlevade, Santa Maria de Itabira, Guanhães, Santo Antônio do Rio Abaixo, Ferros e São Sebastião do Rio Preto.