Médica Analice Amaral no Pronto Atendimento do HNSD
04/01/2024 – A dengue pode ser transmitida de uma pessoa à outra? Esta ainda é uma dúvida muito comum no consultório médico.
A dengue é uma doença infecciosa transmitida pela picada do mosquito do gênero aedes, o mais comum é o Aedes Aegypti. Ele cresce em reservatórios de água parada. A doença pode desencadear sintomas leves a graves, por isso é importante ficar atento.
A clínica geral do Hospital Nossa Senhora das Dores (HNSD), Analice de Almeida Amaral, que atende no ambulatório e Pronto Atendimento, ambos destinados a clientes de convênio, traz nesta entrevista aspectos importantes sobre a doença que está em alta em todo o país.
“Dar atenção e avaliar bem o paciente é fundamental”, diz Analice Amaral durante atendendo da paciente Camila Fonseca Romano
Analice Amaral responde à pergunta inicial de forma clara e direta: “a dengue não se transmite de uma pessoa à outra”. Para ter todas as informações que precisa sobre a dengue, leia a entrevista até o fim.
A dengue é uma doença preocupante para crianças e idosos? Por quê?
Temos um cuidado especial com pacientes pertencentes ao grupos extremos de idade. Fazemos um acompanhamento mais estrito, devido à questão imunológica, já que a infecção pela dengue gera uma queda das células de defesa (esperada durante o período de convalescença), podendo comprometer ainda mais o prognóstico destes pacientes. É importante lembrar também que paciente idosos habitualmente apresentam mais problemas de saúde, o que pode dificultar o tratamento.
Quais os principais sintomas da dengue?
Devemos estar atentos aos principais sintomas da dengue, que são:
- febre;
- Cefaleia (dor de cabeça) principalmente atrás dos olhos;
- dor no corpo (mialgias), nas articulações;
- náuseas;
- falta de apetite;
- diarreia e manchas vermelhas no corpo que podem coçar ou não.
Quais os sintomas de alerta para que a pessoa procure o Pronto Atendimento?
O paciente deve observar mudanças bruscas no seu estado geral. Sabemos que alguns sintomas são característicos da doença outros nos fazem estar alertas como:
- dor abdominal forte e contínua;
- vômitos que não melhoram;
- sangramento de mucosas (principalmente ao escovar os dentes, comer ou até mesmo espontaneamente);
- desmaios ou sensação de queda da pressão.
Como prevenir a dengue?
Deve-se evitar jogar lixo fora dos locais indicados; garrafas e pratinhos de plantas não devem estar expostas à chuva para que não acumulem água. Piscinas e caixas d’água precisam estar tampadas e bebedouros de animais devem ser limpos regularmente. Também temos como ferramenta de prevenção o uso de repelentes.
Em 2024 o SUS terá vacinas contra a dengue. Qual a importância da vacinação?
Acredito que será mais uma importante ferramenta de prevenção, que possibilitará a diminuição dos casos graves de dengue, desde que a população compareça aos postos de saúde para a vacinação.