Bernardo Mucida e senador são aguardados em Barão para assinatura do convênio para implantação da hemodiálise

Serviço será implantado no Hospital Municipal Waldemar das Dores

O deputado estadual Bernardo Mucida de Oliveira (PSB) e o senador Alexandre Silveira estão sendo aguardados em Barão de Cocais na próxima segunda-feira (13), para assinatura de um convênio que vai garantir a construção de uma unidade de hemodiálise na cidade. Os políticos serão recebidos pelo prefeito Décio Geraldo dos Santos e sua equipe.

A visita se dará durante solenidade, prevista para acontecer às 9h30, no Hospital Waldemar das Dores, onde será implantado o serviço que irá atender pacientes com doença renal crônica e outras ligadas aos rins.

A pedido de Bernardo Mucida, o senador garantiu ao Município uma indicação de recursos na ordem de R$ 3,5 milhões para investir no novo projeto de assistência à saúde pública. O dinheiro já foi depositado e financiará a maior parte da obra.

O projeto inicial teve o orçamento total estimado em R$ 4.8 milhões. A iniciativa que prevê a utilização quase integral de recursos federais, teve a área de instalação doada pelo Município.

O Hospital Waldemar das Dores, conveniado ao SUS, é referência no atendimento de urgência e emergência na região. Entretanto , os pacientes de Barão de Cocais e municípios vizinhos que precisam realizar as hemodiálises têm que se deslocar para Itabira ou Belo Horizonte.

Para o subsecretário de Governo Municipal, Leonei Morais Pires, “a unidade de saúde trará dignidade, conforto e segurança para os pacientes da cidade”, uma vez que o tratamento local põe fim ao transtorno de viagens para realizar o procedimento fora.

A partir da implantação definitiva do serviço, segundo está descrito em edital de licitação, a unidade inclui atendimento integral dos pacientes de hemodiálise que residem em Barão de Cocais, além da possibilidade de expansão imediata para 70 a 80 pessoas após implantação, incluindo as cidades de Santa Bárbara. Catas Altas, Bom Jesus do Amparo e São Gonçalo do Rio Abaixo.