ATENÇÃO BÁSICA EM SAÚDE: Moradores de Passabém contam com novas especialidades médicas

Os atendimentos são realizados na UBS Doutor José Cândido da Costa (unidade PSF)

A Prefeitura de Passabém acaba de implantar mais um serviço de especialidades em saúde. A partir de agora, os moradores da cidade passam a contar com acompanhamento de especialidade em pediatria e ginecologia. Os atendimentos serão realizados na Unidade Básica de Saúde (UBS) Doutor José Cândido da Costa (unidade PSF). Os atendimentos na unidade devem obedecer a uma agenda pré-estabelecida, contemplando um número máximo de 20 pacientes, mantendo a qualidade e abordagem preventiva da saúde.
Conforme a secretária municipal de Saúde, Dellyane Maria Drumond e Silva, as especialidades eram uma carência da população de Passabém. Para ter acesso, era necessário se deslocar para outras cidades.

O prefeito Ronaldo Agapito de Sá entende que oferecer atendimento para esses pacientes na atenção básica reduz agravamentos dos quadros de média e alta complexidade. “Estes acompanhamentos irão proporcionar atendimentos ainda mais eficazes aos pacientes e o mais importante, sem necessidade de deslocamentos, o que representa mais conforto e dignidade”, disse Ronaldo Sá.

Para a secretária de Saúde, Dellyane Maria Drumond e Silva, a implantação dessas especialidades em Passabém é um avanço de extrema importância para o município. “A partir de agora, será possível acompanhar o paciente, selecionar e priorizar os encaminhamentos de acordo com a gravidade”, disse
Para ela, a melhoria da saúde da cidade começa com um bom atendimento, de fácil acesso na atenção básica, de forma preventiva e acompanhada. “É o que buscamos para a população”.

Os serviços contarão com a colaboração de profissionais especializados, que serão levados ao município duas vezes ao mês. Esses atendimentos são realizados através de encaminhamentos, que deverão ser entregues na Secretaria Municipal de Saúde para proceder com o agendamento. A expectativa é de que cada especialista faça 20 atendimentos por dia.

O Município também implantou recentemente o serviço de psiquiatria, que funciona nesses mesmos moldes. O atendimento de psiquiatria é feito no Centro de Saúde, pela profissional Patrícia Vieira Duarte Lage.

O serviço de pediatria teve início no dia 16 deste mês pela médica Gabriela Fernandes Duarte, na UBS. Todos os agendamentos das especialidades são comunicados pelos agentes comunitários de Saúde (ACSs). Em caso de dúvidas, o interessado deverá entrar em contato com o seu agente ou na UBS.

Matéria publicada na edição 746 do Folha Popular