André Torres busca consolidação de Santa Maria como microrregional de saúde

Prefeito André Torres, diretor do hospital, Ari Virgílio, e presidente da Câmara de Vereadores de Santa Maria, Jair Lage

  • HOSPITAL PADRE ESTEVAM

A IDEIA É FAZER COM QUE O MUNICÍPIO PASSE A RESOLVER BOA PARTE DAS DEMANDAS QUE HOJE SÃO ENCAMINHADAS PARA ITABIRA OU BELO HORIZONTE

16/02/2025 – Santa Maria de Itabira está se preparando para ser um polo microrregional de saúde. O objetivo é que a cidade seja capaz de resolver grande parte das demandas de saúde da região e contribuir efetivamente com a proposta do Governo do Estado, de organização na prestação da saúde pública. A Prefeitura está investindo recursos na compra de insumos e no aparelhamento do Hospital Padre Estevam e vem estruturando a cidade para receber pacientes de cidades vizinhas.

Segundo o prefeito André Lúcio Torres (PSD), o Hospital Padre Estevam está equipado para o atendimento regional. A unidade de saúde, na prática, já se tornou referência para a microrregião de Santa Maria, com potencial de ampliação no atendimento.
O município conta ainda com laboratório totalmente estruturado. Além dos equipamentos em saúde, Santa Maria de Itabira tem a seu favor a própria localização.

“Nós estamos posicionados num local estratégico de passagem. O acesso para as cidades daqui pra baixo, que estão na rota da MG-120, passam por aqui”.
Segundo André Torres, a ideia é fazer com que o município passe a resolver boa parte das demandas que hoje são encaminhadas para Itabira ou Belo Horizonte.

“Itabira está se consolidando como uma macrorreferência em saúde, então por que não fazer de Santa Maria um ponto estratégico de atendimento para a nossa microrregião? Com isso, poderemos ampliar o acesso e atender melhor às demandas da população”, disse André Torres.

A proposta foi apresentada aos prefeitos da região durante evento promovido pelo Hospital Padre Estevam, no dia 7, para mostrar aos gestores municipais da região a nova estrutura da unidade de saúde e os serviços prestados. Na ocasião, eles tiveram oportunidade de conhecer as melhorias realizadas.

O hospital recebeu investimentos na ampliação dos atendimentos e na estruturação de novas áreas. Entre as melhorias em andamento, destacam-se: reforma geral da unidade; estruturação da sala de estabilização; projeto para construção de um bloco cirúrgico destinado a pequenas cirurgias.

Vice-prefeita de Santa Maria, Renata Duarte, ao lado da prefeita de Itambé, Cleidileny Chaves, apoiadora da iniciativa

Atualmente, o hospital oferece internações, atendimentos clínicos, exames de ultrassonografia e radiologia, além de consultas especializadas, como pediatria.
Atuando em condição microrregional, o prefeito explica que Santa Maria poderá diminuir as desigualdades entre as regiões para aumentar a eficiência do gasto público. A partir da ampliação da oferta de serviços, as filas diminuem e é reduzida a distância que as pessoas precisam percorrer para conseguir atendimento.

A proposta recebeu apoio da presidente do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Centro Leste (Ciscel), a prefeita de Itambé do Mato Dentro, Cleidileny Aparecida Chaves (PP), de quem André Torres já havia recebido sinalização favorável durante diálogo em torno da importância da descentralização dos atendimentos.

Cleidileny Chaves compareceu à solenidade de apresentação das estruturas do hospital da cidade e compôs a mesa de autoridades ao lado do prefeito André Torres e do diretor do Hospital Padre Estevam, Arí Virgílio.

A programação contou ainda com as presenças do presidente da Câmara Municipal, Jair Lino De Carvalho Lage (PSD), do secretário municipal de Comunicação, Diogo Santos de Oliveira, que está participando ativamente do processo de descentralização da saúde pelo município, juntamente com a secretária municipal de Saúde, Isabela Lott.

Os prefeitos das cidades vizinhas, entre eles Clério Lima Filho “Clerinho” (Mobiliza/Morro do Pilar), Atos Tácio (Avante/Carmésia), Andréa Aparecida Otone de Souza (PSD/São Sebastião do Rio Preto), Luciano de Sá Madureira (Mobiliza/Passabém) e o prefeito de Santo Antônio do Rio Abaixo, Alexandre Rodrigues de Souza (PRD) participaram da solenidade e outras cidades enviaram representantes.

Também participaram o presidente da Câmara Municipal de Santa Maria de Itabira, Jair Lino de Carvalho Lage e colegas vereadores.