Nesta terça-feira (5), das 8 às 17 horas, acontece no auditório da Fundação Comunitária de Ensino Superior de Itabira (Funcesi) o 1º Seminário Regional de Oncologia de Itabira. Com o tema “Desafios na organização da rede de cuidados ao paciente oncológico”, a atividade é promovida pela Prefeitura, Gerência Regional de Saúde de Itabira (GRS Itabira), Hospital Nossa Senhora das Dores (HNSD) e Centro Oncológico de Itabira (COI). O evento é voltado para os profissionais de saúde e haverá entrega de certificado aos participantes.
De acordo com a secretária municipal de Saúde, Rosana Linhares Assis Figueiredo, o município conta atualmente com o atendimento de alta complexidade em Oncologia. Habilitado pelo Ministério da Saúde, o serviço passou a funcionar a partir de março de 2017, no HNSD/ COI. O acesso é regulado pela Comissão Municipal de Oncologia da SMS, nas especialidades médicas habilitadas em Itabira: urologia, cirurgia geral, ginecologia, mastologia e cirurgia plástica/ dermatologia. O atendimento é ofertado a pacientes das 29 cidades das microrregiões de Itabira, João Monlevade e Guanhães, ou seja, uma população estimada em 489.846 habitantes (IBGE/2015).
“Com este seminário buscamos fazer um alinhamento do serviço, atualização dos conhecimentos técnicos e científicos, e fluxos do serviço”, explicou Rosana Linhares.
Durante o evento, o público participará das seguintes atividades:
- 8h – Credenciamento e Coffee Break
- 8h30 – Abertura com a diretora da GRS Itabira Maria Aparecida de Oliveira, a secretária municipal de Saúde Rosana Linhares e o provedor da Irmandade Nossa Senhora das Dores Vaquimar José Vaz.
- 8h50 – Palestra: Apresentação do Serviço Unacon Itabira/ HNSD, com o diretor executivo do HNSD Alexandre José da Silva Coelho.
- 9h20 – Palestra: Regulação e Acesso à Atenção Especializada em Oncologia, com a superintendente de Regulação e enfermeira da Comissão Municipal de Oncologia Miriam Lage Fernandes.
- 9h50 – Palestra: Rastreamento do Câncer de Colón, com o médico oncologista gastrointestinal Alexandre Andrade dos Anjos.
- 10h20 – Palestra: Atualização do Manual Estadual de Controle de Câncer de Mama e Colo do Útero, com a enfermeira responsável técnica em Saúde da Mulher no Centro Estadual de Atendimento Especializado (Ceae) Vanessa Cristina Maimone.
- 10h50 – Palestra: Rastreamento do Câncer de Mama, com o médico cirurgião geral e especialista em mastologia Lucas Damian Mantegazza.
- 11h20 – Debate, moderado por Alexandre Andrade dos Anjos.
- 12h30 – Almoço.
- 13h30 – Palestra: Epidemiologia do Câncer e Prevenção Primária, com a farmacêutica subcoordenadora do mestrado acadêmico em Ciências da Saúde e coordenadora do Banco de Tecidos e Tumores da Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais (FCMMG) Ana Paula Drummond Lage.
- 14h – Palestra: Urgências em Oncologia, com o médico responsável técnico do Centro Oncológico de Itabira (COI) e do Núcleo Especializado em Oncologia e Hematologia de João Monlevade Marcos Antônio Batista de Miranda Júnior.
- 14h30 – Palestra: A Importância da Cirurgia Oncológica no Tratamento do Câncer, com o médico cirurgião oncológico da Rede Mater Dei, Oncobio (Hospital Biocor) e Hospital Vera Cruz Henrique Camilo Martins da Costa.
- 15h – Debate moderado pelo médico Alexandre Andrade dos Anjos Jácome.
- 16h – Encerramento