ETA Pureza: a ação foi necessária para cumprir os padrões de qualidade estabelecidos pelas portarias regulatórias
11/04/2024 – O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Itabira executou, na quarta-feira (10), a limpeza do decantador da Estação de Tratamento de Água (ETA) Pureza. A ação foi necessária para garantir a qualidade da água que chega às casas da população itabirana conforme padrões estabelecidos pelas portarias regulatórias. Devido aos trabalhos, o abastecimento para alguns bairros precisou ser interrompido ao longo do dia.
Durante este período, manobras para garantir o abastecimento foram realizadas. A ETA Pureza já voltou a funcionar normalmente e o abastecimento foi retomado gradativamente na noite do mesmo dia.
De acordo com a Resolução nº 228 da Arisb-MG, todo imóvel deve possuir cada imóvel deve ter caixa d’água com capacidade para atender as necessidades por, no mínimo, 24 horas.
Quanto às soluções alternativas de abastecimento, importante ressaltar que a Resolução nº 132 da Arisb-MG estabelece que a autarquia deverá prover fornecimento de emergência às instituições que prestem serviços essenciais à população, mediante solicitação, quando a interrupção do serviço for superior a 24h.
- Entenda
Em uma ETA, a decantação é uma das fases do processo de tratamento da água. O equipamento funciona como um reservatório que separa por meio da gravidade os sedimentos sólidos da água. Dessa forma, todo o barro e lodo são retirados.
A limpeza ocorre periodicamente e é necessária para manter a qualidade da água fornecida. Do decantador, a água é transferida para os filtros e, na sequência, para a reservatório antes de ser bombeada às torneiras.