Contra tétano e hepatite A
A Prefeitura de João Monlevade, por meio da Vigilância em Saúde (Visa), continua vacinando as vítimas da enchente contra tétano e hepatite A. A partir de hoje, terça-feira (11), a vacinação será realizada na unidade básica de saúde Monlevade Centro, na rua Tietê, no bairro Centro Industrial das 7h30 das 10h30 e das 13h as 16h. Serão vacinadas as pessoas que não foram imunizadas na enchente anterior.
Na segunda-feira (10), a Prefeitura imunizou 53 pessoas em três postos de vacinação volantes montados nas comunidades Amazonas, Santa Cruz e Beira Rio.
A hepatite B é uma inflamação causada pela infecção pelo vírus da hepatite B (VHB). Essa doença acomete principalmente as células do fígado conhecidas como hepatócitos, que podem sofrer a ação direta do vírus ou então das células do sistema imunológico, que tentam defender o corpo do agente patógeno.
- Hepatite B
Existem diferentes tipos de hepatite, uma delas é a hepatite B. Consiste em um processo inflamatório que acomete o fígado. Essa doença precisa de tratamento porque, com o passar do tempo, pode acontecer uma deterioração do fígado levando à insuficiência hepática crônica.
Considerada como uma doença sexualmente transmissível, a hepatite pode ser transmitida também pelo compartilhamento de objetos que têm contato com o sangue, como agulhas e lâminas de barbear. Além disso, em muitos casos ela costuma ser silenciosa, o que dificulta o tratamento e leva aos quadros de hepatite B crônica.
Como a hepatite B é contraída?
O vírus da hepatite B pode permanecer incubado por cerca de 1 a 4 meses. Além disso, ele consegue sobreviver fora do corpo humano se mantendo ativo durante vários dias.
O contágio pode se dar entre indivíduos, pelo contato com alguns fluidos corporais e pelo compartilhamento de objetos que tenham contato com esses mesmos fluidos, que podem ser transportados em uma enchente, por exemplo.
Quais são os sintomas da hepatite B?
Não são todas as pessoas que contraem o VHB que desenvolvem sintomas. Em alguns casos o quadro é assintomático, podendo perdurar dessa maneira por vários anos. Em outros, os sintomas são tão amenos que não provocam grande preocupação ou alarde no paciente.
De toda forma, existem manifestações que são características da hepatite B e que ajudam no prognóstico e no diagnóstico da doença. Esses sintomas incluem:
- febre;
- fadiga;
- náuseas;
- vômitos;
- mal-estar;
- fezes claras;
- perda de apetite;
- dor abdominal;
- amarelamento da pele e dos olhos;
- escurecimento da urina.
Porém, apenas os sintomas da hepatite B não são suficientes para obter um diagnóstico preciso. O médico solicitará exames de sangue, realizará a análise clínica e, dependendo do quadro da pessoa, também solicitará uma biópsia do fígado.