Visita aos moradores é o primeiro passo para coleta seletiva em 100% dos bairros

Pátio da Atlimarjom: a capacitação dos colaboradores para o trabalho de campo chega ao fim ainda nesta semana

20/6/2023

A Prefeitura de João Monlevade anunciou na primeira semana de junho, durante o Seminário do Meio Ambiente, a implantação da coleta seletiva em todos os bairros do município.

A implementação desse programa abrangente é fruto de uma parceria estratégica entre a Prefeitura e a Associação dos Trabalhadores da Limpeza e Materiais Recicláveis de João Monlevade (Atlimarjom). Juntos, eles têm o objetivo de fomentar a reciclagem, reduzir o impacto ambiental e promover a conscientização sobre a importância da separação correta dos resíduos.

A coleta seletiva em toda a cidade terá início nos próximos dias com o trabalho de conscientização sobre a forma correta de separar os resíduos recicláveis.

Essas visitas estão na responsabilidade da Atlimarjom e parceiros, como a Prefeitura. A tesoureira da associação, Valdete Firmino Roza, ressalta a importância da conscientização da população sobre a coleta seletiva, explicando os procedimentos corretos de separação de resíduos. Segundo ela, após as visitas, já a partir do dia 3 de julho, os caminhões da Atlimarjom estarão percorrendo todos os bairros para realizar a coleta.

A associação está empenhada em estabelecer um calendário que será divulgado em breve, detalhando os dias de coleta em cada localidade. “Com a coleta seletiva em todos os bairros da cidade, os moradores terão a oportunidade de contribuir ativamente para a preservação do meio ambiente. Além disso, a iniciativa trará benefícios socioeconômicos para a região, uma vez que promove a geração de empregos na área de reciclagem, beneficiando os trabalhadores da Atlimarjom e fortalecendo a economia local”, informou.

Durante a apresentação do projeto, o prefeito Laércio Ribeiro (PT), reforçou: “é imprescindível reconhecer o compromisso que todos nós devemos ter com o meio ambiente. A implementação da coleta seletiva não é apenas um investimento, mas também uma responsabilidade da nossa administração. O mérito desse avanço é de todos nós, desde os parceiros envolvidos até a Câmara Municipal, com quem mantemos uma relação sólida em prol do bem-estar da cidade. Como entusiasta da coleta seletiva, tenho plena convicção de que essa iniciativa trará benefícios significativos para Monlevade. Além de contribuir para a preservação do meio ambiente, a coleta seletiva promove a consciência ambiental e o uso responsável dos recursos naturais. É uma forma concreta de garantir a sustentabilidade e o progresso em nossa cidade”.