Vereadores se reúnem com secretário de obras para cobrar indicações

Resposta foi de que o Governo de João Monlevade não possui ideologia partidária e que todos os vereadores recebem resposta das solicitações que são feitas

7/6/2023

Na tarde desta terça-feira, 06/06, em atendimento ao requerimento do vereador Tonhão (Cidadania), a Câmara Municipal de João Monlevade promoveu uma reunião com o secretário de Obras para buscar esclarecimentos sobre o atendimento das indicações e requerimentos apresentados pelos vereadores. O encontro contou com as presenças dos parlamentares Pastor Lieberth (União), Belmar Diniz (PT), Thiago Titó (PDT), Rael Alves (PSDB), do assessor de governo Gentil Bicalho, secretário de obras, Eduardo Bastos e do secretário de serviços Urbanos, Marco Antônio Simas (Marcão).

Na oportunidade, Tonhão solicitou esclarecimentos sobre diversas obras e reparos em diferentes pontos do Município, bem como o atendimento de indicações e ofícios enviados pelos parlamentares. Segundo ele, há vários requerimentos que ainda não foram respondidos pelo Executivo.

O secretário de Obras, Eduardo Bastos, informou que tem conhecimento das solicitações que são repassadas pelo governo aos responsáveis pelas pastas. Ele destacou que além de atender as solicitações dos vereadores, a secretaria também recebe os pedidos da população e que todos são monitorados, analisados e resolvidos conforme critério de urgência. Eduardo Bastos ainda informou que a Administração Pública faz um planejamento anual das atividades que serão desenvolvidas.

O assessor de Governo, Gentil, endossou a fala de Eduardo e ressaltou que o Governo não possui ideologia partidária e que todos os vereadores recebem resposta das solicitações que são feitas. Gentil lembrou que as indicações e requerimentos são repassados para os responsáveis pelas pastas e reconheceu que pode haver demora na resposta, devido ao volume de solicitações, mas que todas são analisadas e respondidas.

Dentre os requerimentos enviados, o vereador Tonhão questionou em relação a reforma na passarela Ilza de Freitas no bairro Nova Esperança. Segundo ele, em breve chegará o período de chuvas e os moradores poderão sofrer com os problemas no local. Outro problema apresentado pelo parlamentar é sobre a continuidade da construção do muro gabião na rua Maria Silva Teixeira, no bairro Cruzeiro Celeste.

Tonhão ainda solicitou informações sobre o reparo no meio-fio das ruas Argemiro Martins, José Elói, Rua Santa Maria de Itabira, calçamento na rua Rouxinol, além da colocação de grelha para drenagem da água na rua 2, José Elói, construção de rede pluvial na Rua Bandeirantes, bairro São João, reparos em manilhas, instalação dos bueiros inteligentes, pavimentação, entre outros.

O secretário explicou que a capacidade de operação do governo, seja com recursos próprios ou através de empresas terceirizadas, é limitado em relação a demanda existente. Eduardo salientou que a Administração tem conhecimento sobre o problema e que monitora a situação. Ele lembrou que foram feitas a recomposição do calçamento na rua Itaobim, na passarela e alguns outros pontos da cidade onde os bloquetes soltaram. Sobre o muro, Eduardo informou que a segunda etapa da obra deve iniciar em 15 dias. “Estamos atentos a todas as solicitações. Algumas já estão em vias de serem realizadas, algumas com a licitação em andamento e outras com edital em elaboração”.

O vereador Belmar Diniz questionou em relação a obra do canil, principalmente sobre o calçamento do local. Ele também questionou sobre os licenciamentos para movimentação de terra em loteamentos. Eduardo explicou que sobre a movimentação de terra, o serviço é fiscalizado pela Secretaria de Meio Ambiente, e que há uma normativa para isto como, por exemplo a proibição da movimentação em período chuvoso. Sobre o calçamento, Eduardo informou que a secretaria possui um mapeamento dos locais que precisam do serviço e que o setor vai definir as prioridades para dar início a obra.