Vereadores aprovam mais de 100 emendas ao Orçamento municipal 2023

Vereadores durante prestação semestral de contas do Recanto Salvador Pires, asilo de idosos em Santa Maria de Itabira, que recebeu recursos do Fundo do Idoso para melhorias diversas

A última sessão ordinária de 2022 da Câmara de Vereadores de Santa Maria de Itabira, realizada na segunda-feira (12), teve como pauta principal o Orçamento fiscal, documento que estima a receita e despesas do Município de 1º de janeiro a 31 de dezembro de 2023.
Além dos valores estimados e índices de créditos suplementares (50%), superávit primário (30%) e reserva de contingência (10%) aprovados, os vereadores apresentaram, em conjunto e individualmente, 104 emendas ao Orçamento do próximo ano.

Essas emendas são para obras e ações por toda a cidade, inclusive na zona rural.
Conforme o presidente da Câmara, Jair Lino de Carvalho Laje “Jair da saúde” (Cidadania), o Orçamento é peça fundamental para a aplicação democrática dos recursos recebidos pelo Município. “Tendo como base a necessidade de aplicar o dinheiro público de forma ampla, os nove vereadores apresentaram essas emendas, com sugestões para obras e ações diversas em nosso município”, informou Jair Lage.

Entre as emendas estão o direcionamento de recursos para obras de muros de arrimo, melhorias de vias, obras de sinalização, saneamento básico e ações diversas.
O Orçamento e as emendas foram aprovados por todos os vereadores e seguem para sanção do prefeito Reinaldo das Dores Santos (PSD). Ressalta-se que, por lei, o Município deve aplicar o mínino de 25% do Orçamento em educação e 15% em saúde. Pelas previsões, a Prefeitura deverá superar estas porcentagens também em 2023, direcionando para a educação mais de 28% e para saúde, mais 19%.

Projetos e indicação
Os vereadores aprovaram também, em segundo turno, o projeto que institui no Calendário de Eventos Oficiais do Município a Semana de Conscientização e Combate à Vulnerabilidade Social, e ainda o projeto que cria a Semana de Conscientização: Direitos, Proteção Combate aos Maus-Tratos e Abandono de Animais, ambos de autoria de Carlos Luciano Ferreira da Silva (Avante). Foi aprovada também a preposição de Rodrigo Antônio da Cruz Reis (CID), que autoriza a Prefeitura a destinar espaço para a prática de manobras com motocicletas, o wheeling “rodando”, e Rua de Lazer.

Foi registrada uma indicação, de autoria do vereador Carlos Luciano, que solicita da Prefeitura pintura de faixas de pedestres e melhoria da sinalização urbana.

A vereadora Juliana Mara Lage do Carmo (PSD) apresentou para apreciação dois projetos de lei. O primeiro institui no calendário oficial do Município o “Dia de enfrentamento à violência política contra as mulheres”, sempre no dia 14 de março, e o segundo, autoriza a Prefeitura a realizar o transporte gratuito de doadores de sangue até o hemocentro de Belo Horizonte, por meio de cadastro prévio, podendo ser semanalmente.

Matéria publicada na edição 775 do Folha Popular