Vereadores alertam sobre golpes do INSS, castramóvel e visita à Vale na sessão desta quinta (15)

A sessão contou com a presença de todos os vereadores

16/05/2025 – Os vereadores de São Gonçalo do Rio Abaixo aprovaram durante a sessão desta quinta-feira (15), dois projetos de lei e 70 indicações para obras e serviços por toda a cidade.

A sessão foi aberta com a leitura da ata da reunião anterior e logo após, uso da tribuna. Sete dos nove vereadores fizeram uso do tempo à disposição. Em ordem, discursaram Diego Ribeiro, Marlon Tulio, Flávio Silva “Flavinho Terra Branca”, Maria de Lourdes “Lurdinha Guedes”, Edirlei Júnior “Juninho de Edirlei”, Marcos Antônio “Kito Bicalho” e Gladston de Castro. Entre os destaques, estiveram as ações do Castramóvel Municipal, a visita a mina e usina Brucutu, da Vale, orientação jurídica ofertada pelo Procon do Legislativa aos golpes praticados a aposentados e pensionistas, além de pedidos de apoio para a votação de indicações apresentadas.

  • Veja entrevista de Kito AQUI.
  • Veja entrevista de Flavinho Terra Branca AQUI
  • Veja entrevista de Lurdinha Guedes AQUI

Foram aprovadas todas as 70 indicações, com autoria, votadas de maneira conjunta, em bloco. Entre as solicitações estão construções de praças, de muros de contenção; melhorias de iluminação pública, entre muitos outros temas relevantes (veja aqui).

Na sequência, foram aprovados dois projetos de lei de autoria da Prefeitura.

O primeiro autoriza o Poder Executivo a criar em São Gonçalo o programa “Crescer sem Juros”, destinado à concessão de subsídio financeiro para o pagamento de juros incidentes sobre operação de crédito contraídas por microempreendedores individuais ( MEIs), microempresas (MEs), empresas de pequeno porte (EPPs) e produtores rurais, junto a instituições financeiras conveniadas com o Município e ao Fundo Municipal de Desenvolvimento Econômico (Fundesg).

O segundo projeto, também enviado pelo governo Raimundo Nonato Barcelos “Nozinho”, altera lei para aprimorar o Programa Prospera + de Desenvolvimento e Diversificação Econômica do município. Com a aprovação, os incentivos fiscais e estímulos econômicos deverão ser deferidos após a avaliação da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e aprovação pelo Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico (Comdec).

Assista aqui a íntegra da reunião desta quinta-feira (15).

A próxima sessão acontecerá no dia 05 de junho, às 18h.