Cidade no escuro: vereador envia fotos com vários postes com lâmpadas queimadas
O aumento de postes com lâmpadas queimadas nas zonas urbana e rural de Santa Maria de Itabira vira motivo de cobrança dos moradores, que denunciam riscos iminentes e descaso.
O grave problema foi discutido durante reunião da Câmara Municipal no dia 13 deste mês por meio de ofício assinado pelo vereador Carlos Luciano Ferreira da Silva (Avante).
“Após visitas à vila Marília Costa e comunidades do Morro Queimado, Chaves, Barro Preto, Itauninha, Tatu e Córrego das Almas nos últimos meses, registrei vários pedidos para substituição de lâmpadas queimadas nos postes de iluminação pública. Os moradores reclamam de descaso e que, em alguns pontos, as lâmpadas estão queimadas há meses”, disse o vereador aos colegas.
No Morro Queimado são vários postes com problemas, como também na rua Dona Inácia, na Vila Marília Costa
O ofício relatando as cobranças, após ser lido, foi aprovado por todos os vereadores e encaminhado ao prefeito Reinaldo das Dores Santos (PSD) para providências.
O secretário municipal de Administração, Diogo Oliveira, informou que o convênio com o Consórcio Intermunicipal Multissetorial do Médio Rio Piracicaba (Cosmepi), está vencido e que a renovação está em fase de assinatura. “Não podemos desviar dos trâmites burocráticos em se tratando de convênios, por isso esbarramos em atrasos. Contudo, a renovação do convênio está em fase de assinatura e, em breve, daremos início a uma vistoria por toda a cidade realizando os devidos serviços”, disse.
O Cosmepi é uma instituição ligada a Associação dos Municípios do Médio Piracicaba (Amepi), com sede em João Monlevade, da qual Santa Maria de Itabira também faz parte. O Cosmepi presta serviços de gestão de iluminação pública para várias cidades da microrregião.