Avenida Israel Pinheiro, região central da cidade – serviços já foram iniciados
Para melhorar as condições de visibilidade em algumas ruas na região central de Santa Maria de Itabira no período noturno, o vereador Carlos Luciano Ferreira da Silva (Avante), com o apoio de todo o plenário, aprovou na Câmara Municipal uma indicação ao prefeito Reinaldo das Dores Santos (PSB) a realização de poda de árvores em vias públicas, em especial no trecho da avenida Israel Pinheiro e adjacências.
Em justificativa anexada ao ofício, Carlos Luciano explicou que os galhos das árvores estão prejudicando o sistema de iluminação pública, colocando pedestres e moradores vizinhos numa situação de risco, uma vez que facilita a ação de marginais.
Outra situação que também penaliza a população é a iluminação pública, onde ruas e calçadas ficam escuras pelo fato das árvores terem crescido o bastante prejudicando a visibilidade, colocando pedestres e moradores vizinhos numa situação de risco, pois o local tem servido de ponto de encontro de usuários de drogas e, segundo relatos, roubos também são constantes por ali.
O vereador ainda aponta que as árvores estão próximas da fiação da rede elétrica, podendo ocasionar graves acidentes (foto).
Além de causar problemas no sistema elétrico, o excesso de galhos e folhagens é apontado por ele como um risco para danos materiais, com a possibilidade de cair sobre veículos estacionados próximo às árvores.
O parlamentar diz no documento protocolado na Prefeitura que ouviu muitas reclamações de moradores que temem principalmente pela segurança. “As árvores estão próximas da fiação da rede elétrica, podendo ocasionar graves acidentes, colocando em risco a vida das pessoas, possibilidade de danos materiais aos veículos estacionados e que transitam próximo as árvores”, escreveu o vereador na justificativa.
A Prefeitura de Santa Maria de Itabira informou que os serviços de poda de árvores já foram iniciados, antes mesmo da chegada do ofício do vereador Carlos Luciano.
O vereador Geraldo Alves de Alvarenga (PSD) também havia enviado ofício solicitando o mesmo serviço na região central.