Durante os dias 7 e 8 de fevereiro, a Vale promoverá uma nova edição da campanha educativa de segurança ferroviária ao longo da Estrada de Ferro Vitória a Minas (EFVM). A iniciativa tem como objetivo reforçar a importância de se adotar comportamentos e atitudes seguras nas proximidades da linha férrea, em especial no período do Carnaval que, por ser feriado festivo, sempre apresenta fluxo maior de pedestres, ciclistas, motociclistas e condutores de automóveis.
Dentre as ações que serão realizadas ao longo do trecho está a distribuição de panfletos educativos com orientações importantes sobre o tema e sobre os cuidados que devem ser observados em locais onde há circulação de trens.
Questões como travessia irregular de pessoas e de veículos sobre a linha serão o foco das sensibilizações junto ao público. A ação irá acontecer nas cidades de Aimorés, Resplendor, Conselheiro Pena, Tumiritinga, Governador Valadares, Santana do Paraíso, Timóteo, Coronel Fabriciano e Itabira, em Minas Gerais, e em Colatina e Baixo Guandu, no Espírito Santo.
Em Governador Valadares e Aimorés teremos ainda uma ‘bateria’ de escola de samba que vai entoar o samba enredo da segurança durante as blitzen educativas nas passagens de nível.
Em situações de risco próximo à ferrovia, de dúvidas ou contato, ligue Alô Ferrovias 0800 285 7000
Dicas de segurança
– Pare, olhe e escute: motoristas, ciclistas e pedestres devem atentar para a sinalização quando estiverem perto da linha de trem;
– Não estacione perto da linha de trem;
– Não pegue carona no trem;
– Não pule entre os vagões mesmo se ele estiver parado;
– Não brinque e nem descanse na linha férrea;
– Não jogue pedra, ou qualquer outro objeto, no trem;
– Não descarte lixo na ferrovia;
– Cuidado com redes de alta tensão próximas às linhas de trem;