O Plano de Ação e Emergência para barragens de mineração em Brucutu foi apresentado no dia 26
Representantes da mineradora Vale estiveram na tarde de ontem, 26, no salão multiuso do Centro Cultural para apresentar para o prefeito Raimundo Nonato Barcelos (Nozinho- PDT), o vice-prefeito, Leandro Amora de Castro (Leo Amora-PSB) e para a Defesa Civil do Município, o Plano de Ação e Emergência para Barragens de Mineração da Barragem do Torto, em Brucutu.
Também estiveram presentes o coordenador de relações Institucionais da Vale, Daniel Argento, juntamente com o Analista de Relações Institucionais, Pedro Scaldini e os funcionários da Vale que fazem parte da Gerência do PAEBM, Vicente Alimento Júnior e Ricardo Giovenardi, além da secretária de Governo Joceline Kelles e o secretário de Obras e Serviços Urbanos, Eduardo José Quaresma.
De acordo com Daniel, a objetivo da visita é trazer o Plano da barragem, para que a Defesa Civil e o município apurem e se necessário apontem ajustes. “Precisamos construir juntos esse plano, para que ele saia da melhor forma possível”, ressaltou.
Nozinho reforçou a importância do apoio da mineradora na implementação da Defesa Civil, para que a comunidade esteja amparada com o máximo de recursos possíveis.
Criando Caminhos
Na mesma tarde, a Vale apresentou à parte da equipe de governo do Prefeito Nozinho, o projeto Criando Caminhos.
A apresentação foi feita via web pelos engenheiros da mineradora Laís Resende e Bruno Batista.
O projeto, em parceria com a Unifei, consiste no reaproveitamento de rejeitos da Vale na infraestrutura de pavimentação das estradas e São Gonçalo será uma das pioneiras na implementação do processo, que está em fase experimental.
O Secretário de Obras, Eduardo José Quaresma, parabenizou os engenheiros pela ideia. “Ressalto aqui a importância de um trabalho desenvolvido em parceria com as universidades.”, finalizou.