Todas as vacinas, inclusive contra a febre amarela, estocadas em uma geladeira, já com problemas, no posto de saúde de Santo Antônio do Rio Abaixo, perderam a validade devido à elevação de temperatura.
A informação foi confirmada por uma funcionária do setor, que teve receio em se identificar. Ela contou que a geladeira onde estavam as vacinas apresentou problemas, foi para o conserto, mesmo assim, voltou com problemas. Outra informação repassada pela mesma funcionária, em um segundo momento, seria queda de energia no dia 15 ou 16 de janeiro.
Com o episódio, todas as vacinas foram devolvidas para a Gerência Regional de Saúde (GRS), em Itabira, sem prazo para reposição devido à falta de ampolas no estado. Alguns municípios já decretaram estado de emergência. A reportagem do Folha Popular não conseguiu informações na GRS até o fechamento desta edição.
No dia 26 de janeiro, a mesma funcionária do posto garantiu que a Prefeitura já havia comprado uma nova geladeira e que o posto já havia retornado com o serviço de vacinas, informação contestada pelo vereador Francisco Rodrigues de Oliveira.
“Todas as vacinas foram perdidas e o Governo de Minas, por meio da GRS, não enviou novo estoque. Não sabemos como vai ficar. A cidade já não tinha medicamentos, agora, por negligência quanto à troca da geladeira, ficou sem vacinas importantes, como a da febre amarela”, disse Francisco Oliveira.