Um novo caminhão de lixo é solução para garantir coleta nas comunidades rurais, indica vereador

Luciano Silva apresentou a indicação na reunião desta segunda-feira (13)

A deficiência na coleta de lixo na região rural de Santa Maria de Itabira, voltou a ser tema de debate na Câmara Municipal, por meio de indicação do vereador Carlos Luciano da Silva. O vereador apresentou a indicação ao prefeito com sugestão de estender a coleta de lixo semanal nas áreas rurais da cidade, com um caminhão de lixo.

O vereador reconhece as dificuldades atuais da Prefeitura em relação à estrutura para atender a proposta. Com mais de 12 mil habitantes, o município dispõe de apenas um caminhão para fazer a coleta em toda a cidade. Diante da demanda crescente pela disposição de resíduos no município, no documento, Luciano Silva ainda sugere ao prefeito, Reinaldo das Dores Santos, a aquisição de um segundo caminhão, de forma a garantir o atendimento necessário à população santa-mariense.

“Santa Maria é uma cidade com aproximadamente 12 mil habitantes, formada por várias comunidades localizadas na zona rural, distantes da cidade, e conta com apenas um caminhão de lixo, que se faz insuficiente para a coleta dos resíduos. A solução seria a aquisição de um caminhão, uma vez que o outro não consegue atender a zona rural”, disse o vereador.

A falta de uma medida adequada, segundo ele, está obrigando os moradores a recorrerem a métodos nocivos ao meio ambiente e à própria saúde. “A falta de coleta adequada do lixo, além de sérios danos ambientais, expõe os cidadãos ao risco de doenças infecciosas, devido aos altos agentes poluidores do lixo”, escreveu Luciano Silva na justificativa, apontando a importância de se estender a coleta a toda população.

É comum nas comunidades carentes do serviço, os moradores queimarem lixo e até dispensá-lo em cursos d’água. Quenta Sol, Boa Vista, Itauninha e Tatu seriam as principais comunidades beneficiadas pela medida.

  • Proibida a reprodução sem autorização.
  • O plágio é antiético e criminoso.