Outro dado da pesquisa aponta que o santa-mariense sente falta de uma variedade maior de supermercados
Diante da globalização e facilidades de transitar, a fidelidade ao comércio local vem se tornando cada vez mais rara em todo o mundo. O consumidor atual busca não só um melhor preço, mas também qualidade e diversificação. A internet por sua vez, ainda veio para dinamizar e oferecer à população mais facilidades nesse quesito.
No município de Santa Maria de Itabira, a preferência dessas pessoas por compras fora do domicílio ficou explícita em uma pesquisa realizada na primeira semana de abril, pelo Instituto Data-MG Centro de Informação & Pesquisa.
O levantamento ouviu 200 pessoas em todo o território municipal, incluindo a zona rural, e revelou que 71% da população tem o hábito de recorrer a outros centros comerciais para comprar o que precisam.
Por outro lado, a mostra científica apontou que 29% da população concentra todas as suas compras no comércio da cidade. A maior parte desta população fidedigna, que representa 47% das pessoas ouvidas, é da zona rural, e 25% está na zona urbana.
As compras realizadas fora, em sua maioria, tem o comércio itabirano na preferência. A escolha deles representa 53% da população ouvida na pesquisa.
Belo Horizonte, Guanhães, João Monlevade e São Paulo também marcaram pontuação frente à preferência do santa-mariense. Entre essas, Belo Horizonte é o centro comercial mais atrativo, depois de Itabira. A grande surpresa, entretanto, é a preferência por São Paulo. Apesar da distância, o comércio paulista aparece em terceiro lugar na preferência dos moradores locais.
No que diz respeito ao tipo de comércio que falta em Santa Maria de Itabira. De acordo com a pesquisa, o santa-mariense sente falta principalmente de uma variedade maior de supermercados que representa 52% da opinião dos entrevistados. Outros 7% queriam mais sacolão e sapataria 6%. Shopping, loja de peças de carro e restaurante 2%.
Entre as respostas aparecem ainda clínicas odontológicas, churrascarias, distribuidora de bebidas, áreas de lazer, consultório médico, óticas e lojas de tintas.
Realizada entre os dias 7 e 8, a pesquisa tem margem de erro de 6%.