Rio Jirau às 3h da madrugada de domingo (9)
Cerca de 70 pessoas tiveram que deixar suas casas em Santa Maria de Itabira devido as cheias do rio Jirau. Os moradores foram acolhidos no salão paroquial, na Escola Estadual Trajano Procópio e na igreja do bairro Lambari.
Alagamentos na região central e bairros Conselho (foto) e Lambari
Já são vários pontos de alagamento com as águas atingindo os bairros Conselho, Lambari e Centro. Uma queda de barreira chegou a causar a interdição da MGC-120, na comunidade de Fogão de Lenha. Na noite de sábado (8) máquinas da Prefeitura desbloquearam o acesso, contudo, novos deslizamentos podem ocorrer a qualquer momento.
A forte correnteza do rio Jirau também provocou um deslizamento na avenida Israel Pinheiro, acesso a cidade para quem vem de Guanhães. O acesso foi interditado e motoristas devem acessar a cidade pela rua Sebastião Bretas.
A ponte Centro/bairro Conselho (foto), que já estava interditada para veículos, também foi interditada para pedestres. A Prefeitura emitiu nota pedindo para que a população não acesse a ponte pois há risco de queda.
Vários servidores da Prefeitura estão empenhados para garantir a segurança da população. Equipe da Defesa Civil, Assistência Social, Saúde e Obras estão de plantão desde a noite passada.
Matéria relacionada:
Fortes chuvas em Santa Maria obrigam moradores a deixarem suas residências