Seminário irá definir implantação e funcionamento da Escola Agrícola em São Sebastião

O técnico da Emater, Fábio Pinheiro e o idealizador do projeto, José Liberato, falando da iniciativa na Câmara de São Sebastião

20/09/2023 – Com o objetivo de reunir representantes de municípios do Centro-Leste e propor caminhos para a efetivação do projeto de implantação da Escola Familiar Agrícola (EFA) na região, no dia 7 de novembro será realizado o primeiro seminário preparatório. O encontro será na Câmara Municipal de São Sebastião do Rio Preto e contará com representantes da Secretaria de Estado da Educação e coordenação estadual da EFA.

O objetivo é aprofundar as discussões do projeto de implantação da escola e compor comissões para dar início à documentação para seu funcionamento. A ideia é reunir lideranças dos municípios interessados no projeto, Secretaria de Estado da Educação e representantes civis para escolha das comissões técnicas para a concretização do projeto.
O ideal, segundo informa um dos idealizadores do projeto local, José Liberato de Sá Moraes, é que as comissões sejam integradas por representantes de todos os municípios participantes.

Cada município convidado deverá inscrever pelo menos 10 participantes intersetoriais para representar o poder público, o Legislativo, pais e alunos. Além do prefeito e um representante da Câmara Municipal, a Prefeitura deverá indicar secretários de Educação, Agricultura, Assistência Social e entidades sem fins lucrativos que tenham ações no município. Entre elas, associação quilombola e Cáritas.

O encontro terá público restrito e vai efetivar o envolvimento dos municípios no projeto. Na oportunidade, serão definidas as composições das comissões técnicas para elaboração do estatuto da associação a ser criada para gerir a escola, e darão início às discussões do projeto pedagógico e outros documentos que garantam o funcionamento da nova instituição de ensino e outros documentos exigidos.

Toda a documentação será adequada ao modelo proposto pela Associação Mineira das Escolas Familiares Agrícolas (Amefa), segundo informou José Liberato. “O seminário irá definir as comissões que vão tratar do estatuto da associação que vai gerir a escola. Vamos adequar o modelo proposto pela Amefa, eleger os componentes das comissões (técnicas)”, disse, informando que além de uma comissão para elaborar o estatuto e outra para fazer a adequação do projeto pedagógico, na ocasião, deverão ser retiradas quantas comissões forem necessárias.

De acordo com o projeto, a proposta é implantar a EFA na Fazenda São Mateus, em São Sebastião do Rio Preto, doada pelo produtor de queijos para seu funcionamento, José Liberato de Sá Moraes. A escola irá atender todos os municípios da região por meio de consórcio intermunicipal a ser criado entre os interessados. Ela será a primeira do programa estadual que será implantada na região Centro-Leste de Minas Gerais.

Matéria publicada na edição 793 do Folha Popular