Ministrada no auditório da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), o tema foi abordado pelo doutor em demografia pela Universidade Federal de Minas Gerais, Samuel Araújo Gomes da Silva. Para que todos os enfermeiros e técnicos em enfermagem pudessem comparecer, o assunto foi apresentado em dois horários, de 8h as 11h e de 13h as 16h.
As comemorações da Semana da Enfermagem foram abertas no auditório da Prefeitura, na sexta-feira (12), dia que se comemora o Dia do Enfermeiro. Na ocasião, os profissionais tiveram a oportunidade de ouvir a palestra “Contribuições Éticas para Exercício da Profissão”, ministrada pela coordenadora do Departamento de Processo Ético e Câmara Técnica do Conselho Regional de Enfermagem de Minas Gerais (Coren-MG), Márcia do Carmo Bizerra Caúla.
Coordenadora da Enfermagem da Prefeitura, a enfermeira Joana D’arc Soares Mota Palheiros explicou que um dos objetivos da Semana da Enfermagem é promover o estudo de problemas cuja solução possa resultar em melhor prestação de serviço para a população.
A secretária municipal de Saúde, Raquel de Souza Paiva Drumond, parabenizou os profissionais de enfermagem pela semana e enfatizou o quanto o bem-estar da população depende do trabalho dos profissionais.
O vice-prefeito e secretário municipal de Planejamento e Desenvolvimento Econômico, Fabrício Lopes (Avante), também participou da abertura das comemorações e salientou que a atual administração tem valorizado a classe, algo que não ocorreu em outras administrações. Ele reforçou que assim que o piso dos profissionais de enfermagem for estabelecido, a Prefeitura passará a fazer o pagamento “Esse é um compromisso, que inclusive consta no acordo coletivo celebrado pelo prefeito, Dr. Laércio Ribeiro com o sindicato dos servidores públicos este ano”, concluiu.