Nestes três últimos anos, a gestão do prefeito de Passabém, Ronaldo Agapito de Sá (PR), não mediu esforços para melhorar os serviços de saúde pública e agora o setor está preparado para novos desafios, como a pandemia da Covid-19, o novo coronavírus, que tem exigido ações extraordinárias em nível mundial.
E a preparação começou desde o início da gestão. O exemplo é a Unidade Básica de Saúde (UBS) José Cândido da Costa, que melhorou o acolhimento das pessoas com aquisição de móveis e equipamentos, como nebulizador, macas, cadeiras, mesas, computadores, impressora, TV, entre outros.
Ainda em relação a melhorias, a Prefeitura ampliou a frota de veículos da Saúde com quatro novos carros, dois deles adquiridos no final de março deste ano, sendo uma ambulância e uma Spin para transportar até oito pessoas para tratamento fora do domicílio. A conquista possibilita também maior eficácia dos serviços desenvolvidos pela Equipe de Saúde da Família.
Equipe da saúde durante comemoração do aniversário da cidade
Outra ação importante foi a realização de concurso público para preencher vagas na Secretaria de Saúde.
Como a saúde exige atenção especial, o Município adquiriu um gerador de energia para a UBS manter a câmara de vacinas em temperatura adequada, mesmo na falta de energia, evitando assim perdas do estoque e desabastecimento para a população. Mesmo com algumas ações suspensas devido ao decreto que determina fechamento de comércios não essenciais e o confinamento social em razão do coronavírus, a Secretaria de Saúde, gerida por Tamara Bárbosa de Assis, apresenta uma lista de ações que deram nova dinâmica a saúde municipal.
Veja relatório
De 2017 até agora, a Secretaria de Saúde ampliou a oferta de atendimento especializado, com o serviço de terapeuta ocupacional, contando com uma equipe multidisciplinar ampla, com serviço de nutricionista, fonoaudióloga, fisioterapeuta e psicóloga.
Aumentou as vagas de atendimento da fisioterapia, reduzindo o tempo para iniciar o tratamento e acabando com a uma longa fila de espera.
Realizou eventos como o Carnaval da Saúde, Quadrilha da Saúde, atividades em comemoração ao Outubro Rosa e Novembro Azul, Chamada Nutricional, com a finalidade de promover o convívio e o lazer, para a Feliz idade, envolvendo hipertensos, diabéticos e outros usuários dos serviços de saúde.
Realização da II Plenária da Saúde, um espaço para ouvir a população e melhorar a oferta dos serviços de saúde.
Promoveu o mutirão de atendimento com médico oftalmologista no Município, zerando também uma grande fila existente.
Oferece duas vezes por semana na Quadra Poliesportiva 19 de Março atividades físicas para o grupo de convivência Feliz Idade por meio de profissional habilitado.
Realização dos grupos de hipertensão, diabetes e gestantes, com a Equipe de Saúde da Família, buscando oferecer mais informações aos usuários sobre a importância dos cuidados com a saúde e mais adesão ao tratamento.
Realização da blitz educativa, em parceria com a Polícia Militar para conscientizar a população sobre o papel de cada um no controle das doenças transmitidas pelo Aedes aegypti, como dengue, zika e chikungunya.
Promove visita à maternidade em Itabira, com o acompanhamento da enfermeira da Unidade Básica de Saúde, para as gestantes conhecerem o serviço e se sentirem mais seguras quando chegar o momento do parto.
Realização de palestras e atividade educativas para os alunos, em parceria com as escolas municipal e estadual.
Palestra para os profissionais da saúde e conselheiros tutelares, em parceria com o Cras, para orientar os profissionais sobre a identificação e acolhimento das crianças e adolescentes vítimas de abusos sexuais e violência doméstica.
Treinamento dos servidores responsáveis pelo programa de controle da esquistossomose, ofertado pela Gerência Regional Saúde de Itabira, visando melhor leitura das lâminas no microscópio e correta alimentação do sistema.
Promoção de viagens e passeios para a o grupo de convivência Feliz Idade, em parceria com o Cras, com o objetivo de proporcionar entretenimento, promovendo qualidade de vida para a terceira idade.
Realização de triagem auditiva, pela fonoaudióloga, em todos os alunos da rede de ensino, identificando aqueles que possuem alteração para encaminhamento ao atendimento adequado.
Além disso, a Prefeitura de Passabém iniciou a construção de um novo espaço para o funcionamento do Centro de Reabilitação, onde serão ofertados os serviços de fonoaudiologia, psicologia, nutrição e fisioterapia. O novo espaço está sendo concluído e busca dar mais conforto aos usuários dos serviços.
Atendimentos da Saúde em números até 2019
Atenção Especializada
– Consultas e exames fora do Município:
2.653 atendimentos
– Realização de cirurgias eletivas:
24 cirurgias
– Atendimentos de fisioterapia, fonoaudiologia, psicologia, nutrição e terapia ocupacional:
3.568 atendimentos
Atenção Primária
– Atendimento domiciliar (médico):
35 atendimentos
– Atendimento individual (médico e enfermeira): 5.756 atendimentos
– Atendimento odontológico individual:
1.163 atendimentos
– Procedimentos (aferição de pressão arterial, glicemia capilar, injetáveis, curativos, eletrocardiograma): 7.448 atendimentos
– Visita domiciliar e territorial (agentes comunitários de saúde): 19.159 visitas
– Vacinação: 508 usuários
– Vacinação antirrábica: 823 cães e 107 gatos