FOTO: A nova ETA vai triplicar o volume de captação e tratamento no município, aumentando de 18 para 50 litros de água tratada por segundo
O prefeito de São Gonçalo do Rio Abaixo, Antônio Carlos Noronha Bicalho, anunciou no início desta semana a construção de uma nova Estação de Tratamento de Água (ETA) no município. O empreendimento visa aumentar a captação e garantir água tratada para a atual e para as futuras gerações são-gonçalenses.
A nova ETA vai triplicar o volume de captação e tratamento no município, aumentando de 18 para 50 litros de água tratada por segundo, com qualidade e eficiência. A estimativa de investimento é de R$ 17 milhões, sendo R$ 10 milhões custeados pela Vale e o restante com recursos do Executivo. O edital de licitação para execução da obra será publicado nos próximos dias.
O empreendimento será na região de Rio Claro, com captação em um afluente do Rio Una, de onde a água será captada para ser tratada e distribuída para toda a cidade.
Na região central do Município será instalado um grande ponto de distribuição, com capacidade de 650 mil litros de reserva. O projeto contempla ainda mais quatro pontos de armazenamento com capacidade de 200 mil litros cada.
O sistema da nova ETA será moderno e 100% automatizado. Enquanto a atual ETA de São Gonçalo opera 24 horas por dia, a futura Estação terá mais autonomia e eficiência, podendo trabalhar em apenas 6h a 8h diárias um volume de água três vezes maior que a estrutura antiga, gerando economia de produtos químicos e menos gasto de energia.
Para Antônio Carlos, a obra representa um avanço no sistema de tratamento de água em São Gonçalo, contribuindo para o desenvolvimento do Município. “A nova ETA é um grande passo no sentido de aumentar a capacidade do sistema de abastecimento na cidade. Com uma estrutura moderna, vai possibilitar a oferta de uma maior quantidade de água tratada para a população, o que refletirá positivamente na qualidade de vida do cidadão são-gonçalense”, avaliou o prefeito.