São Gonçalo segue em alerta para evitar casos de dengue

A Secretaria Municipal de Saúde juntamente com a Vigilância Epidemiológica seguem atentas a possíveis casos de dengue serem registrados em São Gonçalo do Rio Abaixo em tempos da pandemia do novo coronavírus. Ambas doenças podem ser letais e as ações preventivas contribuem para coibir a proliferação.

O último boletim epidemiológico da Gerência Regional de Saúde (GRS) de Itabira registrou até o dia 24 de maio, oito casos de dengue clássico para o município são-gonçalense. Os números não são alarmantes, mas é possível evitar o registro de novos casos.

A coordenadora da Visa Elaine Fagundes ressalta a importância da união de esforços entre o poder público e a população para redobrarem os cuidados preventivos. “Temos uma nota técnica que orienta não realizarmos as visitas domiciliares em virtude da pandemia da Covid-19. Nossas ações ocorrem só no lado externo das residências, e continuamos com as nossas armadilhas, verificação da zona rural, além de vistorias em borracharias e demais locais com possibilidade de acúmulo de água”, enfatiza Elaine.

Para que o município não registre novos casos de dengue e do novo coronavírus é fundamental a contribuição da população, conforme ressalta a Secretária Municipal de Saúde, Luciana Bicalho. “Vale lembrar que a dengue ainda está matando em todo País, cuidado redobrado nesses dias de pandemia é preciso. Já está provado que em torno de 80% dos focos de dengue estão dentro das residências. Evitar sair de casa também é fundamental neste momento e esse tempo livre pode ser usado em ações para limpeza dos quintais. Estamos fazendo nossa parte e contamos com a contribuição de todos os moradores”.