Terceira audiência apresentou pontos principais do Plano Diretor com estratégias para desenvolvimento (foto)
Projeto de Lei para o desenvolvimento organizado da cidade segue para análise e votação dos vereadores
Direcionar São Gonçalo do Rio Abaixo rumo à sustentabilidade com diversidade econômica, baseada nas diretrizes ambiental, educacional, cultural, saúde e social; são as metas do Plano Diretor. A Lei, criada no município em 2006, passou por minuciosa revisão cuja última etapa foi apresentada à comunidade em uma terceira audiência pública. O Plenário do Legislativo foi o palco da apresentação dos estudos do Instituto de Geociências e Tecnologia (Igthec/UFMG), no último dia 20.
Em sua fala, o prefeito municipal, Raimundo Nonato de Barcelos ressaltou que o Plano é um projeto do povo são-gonçalense, que através dos diálogos das oficinas e redes sociais opinaram na elaboração desse instrumento estratégico da política de desenvolvimento urbano. Afirmou também que este é o caminho seguro para garantir os avanços da cidade com segurança jurídica para os poderes Executivo e Legislativo. Ele esclareceu que o objetivo da gestão é preparar a cidade para os próximos dez anos como município minerador.
O presidente da Câmara, Diego José Ribeiro destacou em seu discurso a satisfação do Legislativo em participar ativamente de um momento tão importante para o município, possível somente pela dedicação dos profissionais envolvidos e do diálogo com toda a população. Para ele, a revisão é um marco da administração para o povo são-gonçalense, a fim de assegurar o bem estar de todos os habitantes.
Em quase duas horas de audiência, os integrantes do Igthec, doutores/professores Bráulio Magalhães e Alfio Conti explanaram sobre as conclusões dos estudos, juntamente com a Secretaria de Meio Ambiente, os quais se estenderam por todo o ano passado. Eles apresentaram os principais tópicos do documento de mais de 120 páginas com diretrizes e propostas de planejamentos setoriais para os próximos anos. Entre as minutas destacam-se o ordenamento do território urbano e rural, gestão do Plano e ocupação e uso do solo e suas etapas.
O momento histórico para a cidade contou com a presença da população, vereadores, secretários e visitantes de municípios vizinhos que já têm São Gonçalo como exemplo de planejamento.
O texto do Plano Diretor estará disponível no site da Prefeitura www.saogoncalo.mg.gov.br para ser apreciado em detalhes pelos interessados.