São Gonçalo celebra o Dia Nacional de Combate à Exploração de Crianças com orientações virtuais

O Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes, celebrado em 18 de maio, será marcado por orientações virtuais em virtude da pandemia do novo coronavírus, em São Gonçalo do Rio Abaixo.

Equipes técnicas do Cras, do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e do Conselho Tutelar do município vão utilizar as redes sociais para promover orientações e sensibilizar a sociedade sobre a importância da luta em defesa dos direitos das vítimas de abuso. “É preciso garantir a toda criança e adolescente o direito ao seu desenvolvimento de forma segura e protegida, livres do abuso e da exploração sexual”, ressalta a presidente do CMDCA, Rita de Cássia Cruz Souza.

As ações de orientação integram a campanha “Faça Bonito” que neste ano está em sua 20ª edição. Em tempos de pandemia, o isolamento social pode contribuir para incidência de mais casos envolvendo vítimas de abuso, alerta Rita. “É importante que enquanto rede possamos refletir sobre crianças e adolescentes que, por permanecerem em isolamento, muitas vezes com seu abusador (no caso da violência intrafamiliar), perderam seus laços de confiança mais comuns para a efetivação da denúncia, como professoras/es, médicas/os, cuidadoras/es, entre outros”.

Denúncia são importantes no combate à exploração de crianças e adolescentes e podem ser feitas através do Disque 100 e ou pelo telefone 3820-1882.