Santa-marienses denunciam descaso e atrasos na linha intermunicipal da Saritur

Usuárias do serviço foram à Câmara de Vereadores na noite desta segunda-feira (11)

12/11/2024 – A Saritur, empresa que explora o transporte público intermunicipal entre Santa Maria de Itabira e Itabira está sendo alvo de críticas pelas péssimas condições dos ônibus, superlotação, atrasos em viagens que antes eram feitas em 50 minutos, hoje chegando a 90 minutos, três preços de passagens e falta de cobrador, com motorista atribulado, colocando em risco a vida dos passageiros.

Ônibus semiurbano da empresa em direção a Santa Maria de Itabira na tarde desta terça-feira (12)

As denúncias foram registradas durante a reunião da Câmara Municipal de Santa Maria de Itabira na noite desta segunda-feira (11) pelas usuárias do serviços, a assistente social Maria Cristina Fernandes Silva; a biomédica Ana Clara Inácio de Souza Santos; a assistente jurídica Tânia Maria Duarte Lage Ferreira; e a nutricionista Ana Paula Souza, todas trabalham em Itabira e são usuárias do transporte público semiurbano diariamente.

Maria Cristina (foto) aponta que os problemas vão além dos já citados, com pessoas viajando em pé por quase três horas diárias em um percurso de pouco mais de 30km.

“O problema teve início logo após a pandemia da covid-19, em meados de 2022. De lá para cá, os ônibus foram piorando e hoje estão sucateados, chegando a desmontar portas e janelas durante a viagem. Como se não bastasse, os dois ônibus que saem de Santa Maria às 6h da manhã com destino a Itabira, estão superlotados, com mais de 30 pessoas viajando em pé no primeiro e outras 20 no segundo ônibus e mais, em um mesmo dia são três valores de passagens para o mesmo destino; R$ 11,55, R$ 15,60 e mais um de R$ 16,30, não há justificativa para isso. Já registramos diversas reclamações no serviço de atendimento ao cliente (SAC) da empresa e não obtivemos respostas, por isso estamos hoje apelando para o Legislativo, para que possamos conseguir mais veículos e com melhores condições de uso, e a volta do cobrador, fato que está provocando o atraso das viagens devido ao motorista ter que parar e se multiplicar para atender a todos”, disse.

“Eu peço a atenção e o carinhos de vocês [vereadores] pois acredito que vocês podem fazer alguma coisa, vocês têm voz, são nossos representantes diretos”, disse Tânia Lage

Tânia Lage também não poupou críticas à postura desrespeitosa da empresa. “Hoje, são mais de 80 pessoas que trabalham em Itabira e dependem do transporte para se deslocar diariamente, sem contar as pessoas que usam o ônibus para fins diversos. Não dá. A superlotação, ônibus sem devidas conservações, falta de cobrador, viagens demoradas, nos privando de tempo para outras obrigações, são situações que precisam ser resolvidas com urgência. Para se ter uma ideia, saímos de Santa Maria às 6h e chegamos na rodoviária de Itabira às 7h20, 7h30. Eu peço a atenção e o carinhos de vocês [vereadores] pois acredito que vocês podem fazer alguma coisa, vocês têm voz, são nossos representantes diretos, inclusive para sensibilizar outros usuários para que eles também exijam, sem medo, os seus direitos”, desabafou.

O presidente Jair Lino sugeriu um abaixo-assinado para sensibilizar as autoridades em relação ao descaso da empresa

O presidente da Câmara, Jair Lino de Carvalho Lage “da Saúde” (PSD), se mostrou solidário à causa e propôs um abaixo-assinado para mostrar aos órgãos fiscalizadores o descaso da empresa com os usuários. “A concessão para explorar o transporte público intermunicipal não é do Município, é do Governo Estadual. Por isso, sugiro este abaixo-assinado como uma das ações para mostrar aos órgãos fiscalizadores o descaso da Saritur e cobrar ações urgentes do governador Romeu Zema [Novo]. Vale lembrar que a Câmara já enviou ofício denunciando a situação, mas vamos agora enviar um outro com estas denúncias relatadas pelas usuárias. Vamos também envolver nossos representes na Assembleia Legislativa para que as devidas providências sejam tomadas”, disse Jair Lino.

O vereador Marcelo Coelho (PSB), sugeriu que o abaixo-assinado com o ofício fosse também entregue pessoalmente ao governador Romeu Zema. “O Zema deverá estar em Santa Maria no dia 22 para a inauguração da nova ponte central. Acredito ser esta uma ótima oportunidade para que os usuários do transporte intermunicipal façam uma cobrança pessoal ao governador, juntamente com a entrega do abaixo-assinado e o ofício com os relatos dos usuários”, sugeriu.

Após as discussões, ficou definido que a coleta de assinaturas terá início imediato e que o ofício será encaminhado aos órgãos competentes, como a Secretaria de Estado de Infraestrutura e Mobilidade (Seinfra), o Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG) e deputados.

Ainda durante a reunião desta segunda-feira, teve leitura de ofícios de prestação de contas do Hospital Padre Estevam; leitura de projeto que autoriza anexação parcial da rua Maria Valeriana Pires Lage às dependências físicas da instituição de longa permanência para idosos Recanto Salvador Pires; ofício assinado pelos membros do Conselho Tutelar reivindicando reajuste salarial, de R$ 1.640 para dois salários mínimos; ofício do Recanto Salvador Pires solicitando indicação para repasses financeiros da Câmara; leitura de decreto municipal de situação de emergência climatológica; decretos de nomeações e exonerações no Executivo municipal; informações sobre o início da transição de governo; projeto sobre estruturações no Executivo; revisão de cargos e salários dos servidores da Câmara; indicação para nome da ponte central; e leitura de repasses financeiros da União para o Município entre janeiro e setembro de 2024, totalizando em R$ 17.493.387.

A próxima reunião ordinária da Câmara de Santa Maria acontece no dia 25 de novembro.