Santa Maria sai na frente e inicia vacinação do público comum

A vacinação da população de Santa Maria de Itabira contra o Covid-19 entra em nova fase. Desde às 8h30 desta quinta-feira (10), está acontecendo na Escola Municipal Trajano Procópio, até às 15h30, a imunização dos moradores sem histórico médico e que tenham mais de 55 anos.

Conforma e Prefeitura, a vacinação continua aos grupos prioritários pelo Plano Nacional de Imunização, que são os profissionais do setor industrial, da limpeza urbana e do manejo de resíduos sólidos; caminhoneiros e trabalhadores do transporte coletivo rodoviário de passageiros a partir dos 50 anos de idade.

No caso dos trabalhadores é necessária a comprovação do vínculo empresarial, como contracheque atualizado ou registro em carteira de trabalho.

A equipe de vacinação continua também realizando a vacinação dos portadores de Síndrome de Down, pacientes com doença renal crônica em terapia de diálise, pessoas com comorbidades mediante apresentação de relatório médico, pessoas com deficiência permanente com relatório médico, além dos profissionais da rede de educação pública e privada.

MAIS DE 30% DA POPULAÇÃO VACINADA

Até a data de ontem (09), 3.572 pessoas já haviam sido imunizadas com, pelo menos, a primeira dose da vacina contra Covid-19. Isso corresponde a 33,12% da população total de Santa Maria de Itabira. A cidade tem um índice de vacinação melhor que o estadual (24,73%) e que o nacional (24,06%), conforme os dados apurados nos sistemas de divulgação oficial.

Com a frequência de chegada de vacinas e o trabalho da Secretaria Municipal de Saúde a perspectiva é que, em breve, chegaremos a mais de 50% da população tendo recebido a primeira dose do imunizante.

Um alerta especial é preciso ser feito, a plena imunização só acontecerá com a aplicação da segunda dose. Até o momento, a segunda dose foi aplicada em 1.182 pessoas. As pessoas que receberam a primeira dose devem seguir o agendamento para receber a dose final para que estejam imunizados.

Outro alerta importante da Secretaria de Saúde é que os protocolos de segurança que vivemos devido à pandemia mundial, devem ser mantidos, como o uso contínuo de máscaras, assepsia com álcool em gel, sanitização de ambientes, lavar as mãos com frequência e evitar aglomerações desnecessárias. “É preciso que todos continuem fazendo a sua parte para que aconteça o melhor controle da pandemia na nossa cidade”, alertou a Secretária de Saúde, Isabela Lott Drumond Duarte.