Santa Maria prioriza restabelecimento do fornecimento de água, acessos, limpeza e campanha de doação

Prefeitura catalogou dezenas de locais com problemas de deslizamento de encostas

As doações poderão ser entregues das 8 às 16h, na sede da Defesa Civil

Em decorrência das incessantes chuvas que atingem Santa Maria de Itabira, foi publicado nesta segunda-feira (10) o decreto 015/2022 que estabelece Situação de Emergência no município.

Os níveis dos rios Jirau e Tanque permaneceram elevados durante todo o dia, diminuindo o volume somente no início da noite. Às 18h a Cemig informava que a vazão da PCH Dona Rita estava em um patamar de cerca de 260 m³/s. O alto volume de água liberado em Dona Rita contribui para elevação do nível do Rio Tanque, dificultando a vazão do rio Jirau e consequentemente o seu transbordamento.

Serviços de limpeza das vias seguem também a noite

A cidade continua com problemas no abastecimento de água da Copasa. A empresa divulgou nota informando que ocorreu inundação do sistema de captação causada pela elevação do rio Tanque comprometendo o abastecimento desde domingo (9). De acordo com a empresa, técnicos monitoram o local para regularizar o fornecimento de água o mais rápido possível.

As chuvas constantes desde os primeiros dias do ano afetaram pontes nas comunidades do Baú, Chácara, Cordeiros, Barro Preto e Córrego da Lage e também bueiros do Paiol, Piteiras e Capados. Os acessos de veículos às comunidades de Comandante, Nascente, Paiol, Baú, Cachoeira Alta e Barro Preto para Indaiá continuam comprometidos. Os acessos às comunidades do Barro Preto e São Pedro foram liberados no domingo.

Trabalho também é intenso para devolver acesso às comunidades

O Município vai iniciar campanha para recebimento de doações de itens que estão com alta demanda. Serão aceitos somente água mineral, materiais de limpeza e colchões de solteiro. As doações poderão ser entregues das 8 às 16h, na sede da Defesa Civil, localizada na rua José da Silva Braga, 690, no bairro Lambari.