Santa Maria está há 15 dias sem variação nos números da Covid e comércio segue

FOTO: Servidores mantém serviço de desinfetação de ruas

Desde o dia 9 de abril, com a edição do Decreto 064/2020, diversas segmentos comerciais e de serviços de Santa Maria de Itabira retomaram suas atividades, cumprindo as restrições estipuladas pelo normativo municipal. A rigidez nos protocolos de atendimento constantes no decreto produziu novo cenário na forma de recepção dos clientes, buscando garantir a redução no risco de contaminação.

O município também criou uma força tarefa de fiscalização comercial, com servidores das secretarias que tiveram atividades parcialmente suspensas, como educação, esporte e lazer, cultura e turismo. Com a orientação e coordenação da Vigilância Sanitária, os 16 servidores estão realizando visitas nos pontos comerciais e de serviços, inclusive da zona rural, para analisar o cumprimento das regras, confirmadas também no Decreto 066/2020, que substituiu o decreto original de flexibilização.

Também foram desenvolvidas outras ações de saúde, como a desinfecção de ruas e a realização de barreiras sanitárias de orientação nos finais de semana.

Já o número de possíveis casos de contaminação em análise, desde a flexibilização controlada, só cresceu mais um paciente suspeito, bem como o cumprimento do período de quarentena orientado pelos atuais normativos de saúde sobre Covid-19. No dia 9 de abril, o município apresentava 5 casos em investigação, 1 confirmado e 9 descartados por terem realizado o teste rápido para contaminação do Covid-19. Em boletim expedido ontem, pela Secretaria Municipal de Saúde, constavam 5 casos suspeitos – sendo que 4 já cumpriram o período de quarentena, 10 negativados pela realização de testagem e a recuperação do caso confirmado pelo cumprimento do período de quarentena sem complicação no quadro do paciente.

Para o Prefeito Municipal, Reinaldo das Dores Santos, é preciso manter um trabalho conjunto entre a saúde e as demais secretarias da Prefeitura para que a população seja protegida em todos os aspectos. “Claro que nos preocupamos demais com a saúde e, se houver qualquer mudança muito forte, precisaremos tomar atitudes mais enérgicas. Mas também somos responsáveis pela saúde financeira do município e de suas empresas, além de garantir a capacidade das pessoas de manterem suas famílias com dignidade. As medidas tomadas vão continuar sendo fiscalizadas, para ter certeza que os empresários estão cumprindo as regras, de maneira que o trabalho possa fluir com segurança para funcionários e clientes”, concluiu o prefeito.