Santa Maria de Itabira ganhará moderno projeto sobre mobilidade urbana

Vereador Telo apresenta indicações. Uma delas pede proibição de circulação de veículos pesados na rua do Hospital Padre Estevam

A facilidade para se mover está sendo reduzida em quase todas as cidades brasileiras devido ao aumento da frota e circulação de veículos de passageiros e de cargas. A situação é mais acentuada em cidades que são rotas exclusivas para acesso a centenas de outros municípios, como é o caso de Santa Maria de Itabira, que é ponto de entrada e saída da rodovia estadual MGC-120.

VEJA VÍDEO:

 

Para dar resposta a essa realidade, a Prefeitura fez uma parceria com alunos do curso de engenharia da mobilidade da Universidade Federal de Itajubá (Unifei), campus Itabira. O objetivo é traçar as melhores alternativas para dar fluidez ao tráfego de veículos e circulação de pessoas. Conforme a Prefeitura, os trabalhos foram iniciados pelos alunos em 2019, mas foram suspensos com a chegada da pandemia da Covid-19 e suas restrições.

A expectativa é que os trabalhos sejam retomados em março de 2022, com o retorno das aulas presenciais na Unifei.

“Na cidade temos apenas um ponto com duas vagas para táxis e uma frota de mais de 20 [veículos]”, diz Telo ao solicitar mais pontos de táxis

O vereador Norberto Ferreira da Cruz “Telo” defende a necessidade de intervenções urgentes no trânsito da cidade. Durante a sessão do dia 22 na Câmara Municipal, ele propôs três indicações relacionadas ao tema. O ponto de táxi é um deles. “Na cidade, temos apenas um ponto com duas vagas para táxis e uma frota de mais de 20 [veículos]. Sugiro que sejam reservados novos pontos pela região central para aliviar a via principal, que é a rua Casemiro Andrade”, afirma Telo.

“A rua não comporta tráfego de veículos pesados e a proibição também reduzirá o barulho na região hospitalar”, diz Telo

Outra indicação pede proibição da passagem de veículos de carga e ônibus na rua Francisco Samuel, onde fica o Hospital Padre Estevam. “A rua não comporta tráfego de veículos pesados, o que pode ser observado em frente ao hospital e no entroncamento com a Casemiro Andrade. Os bloquetes sempre precisam ser recolocados e agora estão jogando material asfáltico para reduzir os estragos. A proibição também reduzirá o barulho na região hospitalar”, diz o vereador.

Por último, o vereador indica a instalação de placa de carga e descarga exclusiva para ônibus na rua Custódio Pires. Ele explica que os ônibus que circulam para a zona rural ficam parados próximos à praça da Igreja do Rosário, distante dos principais locais de compra. “As pessoas fazem suas compras nos supermercados e têm que transportá-las a pé ou em carrinhos de mão até a praça, causando cansaço e desconforto, por isso, gostaria que o prefeito Reinaldo [das Dores Santos] estude, junto à sua equipe, a instalação desta placa, como também as demais indicações que estou assinando”, conclui Telo.

Os pedidos do vereador fazem parte do projeto que está sendo elaborado em parceria com a Unifei para melhorar a mobilidade urbana da região central de Santa Maria de Itabira.