Santa Maria contará com recurso exclusivo para aplicar em atividades esportivas para pessoas com deficiência

“Estamos em fase de implantação. Então, é o próprio público que vai direcionar as modalidades que devemos implantar”, explica André Torres

As inscrições para participar das atividades já estão abertas

A Prefeitura de Santa Maria de Itabira, através da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, está cadastrando pessoas portadoras de deficiência com interesse em atividades esportivas para participar do Núcleo de Fomento ao Paradesporto. As inscrições são abertas a todas pessoas portadoras de deficiência que tenham interesse na prática de atividades desportivas.

O Município foi contemplado com o Programa Núcleo de Fomento ao Paradesporto, promovido pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social de Minas Gerais (Sedese-MG) no edital de 2023 e receberá recurso de quase R$ 53 mil para sua implantação. O programa visa desenvolver uma proposta de política pública e social voltada para a oferta de atividades esportivas e de lazer diversificadas para as pessoas com deficiência. As inscrições vão até o próximo dia 17 e podem ser realizadas na própria Secretaria.

Podem participar todas as pessoas com deficiência auditiva, física, intelectual, visual ou múltipla, alunos/atletas de programas da Secretaria de Esportes e de entidades ou de escolas públicas e particulares. Não há limitação de idade. As modalidades serão definidas de acordo com a demanda, após encerramento das inscrições, segundo informou o secretário de Esportes, André Lúcio Torres.

“A proposta prevê a implantação de um núcleo voltado a esse público, onde nós fomos contemplados através do edital 2022 da Sedese. É um programa do Governo Estadual, através da subsecretaria da Sedese, onde prevê a implantação do núcleo com recursos financeiros com disponibilidade de profissionais e materiais. Estamos em fase de implantação. Então, é o próprio público que vai direcionar as modalidades que devemos implantar”, explicou ele.

André Torres explica ainda que o projeto tem por objetivo assegurar os direitos da pessoa com deficiência, contribuindo para o aprendizado, bem-estar e qualidade de vida dos beneficiários e seu meio familiar, além de buscar minimizar lacunas e barreiras existentes para acesso das pessoas com deficiência às práticas de atividades físicas, esportivas e de lazer, a partir da disponibilização de um projeto com metodologia, metas e despesas estruturadas e profissionais qualificados para atender as demandas dos beneficiários.

As vagas são limitadas. Os interessados devem entrar em contato com a Secretaria de Esportes, pelos telefones (31) 98701-0717 ou (31) 3838-1562.