De acordo com o índice Firjan a cidade também vem se destacando tanto em Minas Gerais, quanto na microrregião do Médio Piracicaba em gestão fiscal.
No ano de 2020 nossa cidade mais uma vez foi classificada como uma das 30 cidades com melhor gestão e responsabilidade fiscal em Minas Gerais. No cenário nacional os números são ainda mais promissores, entre os mais de cinco mil municípios analisados Santa Bárbara ocupa a posição 159° em eficiência fiscal.
Para chegar ao índice Firjan de Gestão Fiscal, o IFGF, a Instituição analisou a autonomia financeira da administração pública, os gastos com pessoal, os investimentos e recursos financeiros do Município. Com bases nisso, foi estipulada uma nota que vai de 0 a 1, em que, quanto mais perto de 1 melhor é a gestão fiscal.
O Índice Firjan é um estudo anual realizado com a finalidade de analisar características importantes da administração de Municípios, como ações para o desenvolvimento econômico e social. Os resultados deste estudo usam como base informações sobre emprego, renda, educação e saúde.
Confira o desempenho da nossa cidade no gráfico abaixo:
Além de estar bem próximo a nota máxima do indicador, o Índice Firjan de Gestão Fiscal coloca Santa Bárbara como a 27° cidade em eficiência no uso dos recursos vindos da contribuição fiscal. Veja na Tabela:
Este resultado mostra não somente transparência do uso dos recursos públicos, mas também como a cidade pode ser tornar um berço de oportunidade para o crescimento econômico e desenvolvimento social.
Afinal, com uma administração consciente é possível promover mais justiça social e atender a quem mais precisa. Isso é inovação em gestão pública para a construção de um futuro melhor.
Este é mais um resultado que envolve as ações do pilar Desenvolvimento Social, Econômico e Sustentável da Gestão 5.0.
O resultado também está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, mais precisamente ao de número 11, Cidades e Comunidades Responsáveis.