Santa Bárbara lança plano de contingência para enfrentar pandemia

Diante da necessidade de otimizar recursos, mesmo num cenário onde nenhum caso de Covid-19 foi confirmado, uma das medidas já instituiu nova dinâmica no funcionamento das unidades de saúde, com algumas colocadas em atendimento parcial e pontos de apoio fechados, tendo os serviços redirecionados.

Objetivos. A criação do Plano de Contingência tem como finalidades definir as estratégias de atuação do Município em alinhamento com as definições do Plano de Resposta às Emergências em Saúde Pública; adotar medidas a fim de impedir a disseminação da Covid-19, em eventual introdução em nosso território; e estabelecer a utilização de protocolos e procedimentos padronizados para a resposta à doença, ocasionada pelo Coronavírus.

Outro objetivo é formalizar a concepção e a composição do Comitê de Emergência em Saúde (Coessb), instituído pelo Decreto Municipal 4307/2020.

De acordo com o Plano de Contingência do Governo do Estado, existem três tipos de enfrentamento da Covid-19 e, neste momento, estamos no nível 1, isto é, ameaça de introdução do vírus SARS- CoV2.

Coessb. Neste cenário o Coessb vem para mitigar os efeitos que podem ser gerados pela Covid-19, através de políticas públicas estabelecidas por profissionais capacitados para a criação de ações estratégicas.

O comitê é composto por dois médicos; dois enfermeiros; um farmacêutico; um dentista; dois agentes comunitários de saúde; além de contar, ainda, com as coordenações da Vigilância em Saúde e da Atenção Primária à Saúde e assistentes administrativos destas duas áreas; bem como a diretoria da Santa Casa Nossa Senhora das Mercês. Há um representante disponível 24h para munir a população, caso haja alguma situação que não esteja contemplada no Plano ou demais documentos publicados pelo Coessb.

Telefones: (31) 98979-2597 e (31) 98979-2501.

AÇÕES IMEDIATAS

Equipes de apoio. Com o objetivo de otimizar os recursos, tendo em vista que não há equipamentos de proteção individual (EPIs) suficientes para manter todos os funcionários devidamente paramentados dentro das unidades básicas de saúde (UBS’s), algumas medidas foram tomadas.

Assim sendo, foi designada uma equipe de apoio formada por médico, enfermeiro, técnico em enfermagem, escriturário e agente comunitário de saúde, para atender as demandas agudas e síndromes gripais das unidades de saúde que ficarão, temporariamente, fechadas. Esses profissionais atenderão no prédio do Centro de Atenção Psicossocial (Caps), sendo considerados a Referência Municipal de Síndrome Gripal. Logo, a população permanecerá assistida e os profissionais devidamente protegidos.

Nova dinâmica de atendimento. As rotinas das UBS’s foram alteradas:

– Santa Terezinha; Centro; São Franscisco/São José e Monte Carlo;

(suspensão parcial dos atendimentos, funcionando de 8h às 14h. Um agente Comunitário de Saúde recepcionará os pacientes orientando-os conforme a necessidade de cada um. Continuarão sendo realizados os serviços de captação de receitas, curativos de pacientes e vacinação de gripe, conforme a logística de cada unidade de saúde).

– Praia (ponto de apoio),

(atendimento redirecionado para a UBS Barra Feliz)

– Sumidouro (ponto de apoio)

(atendimento redirecionado para a UBS Brumal)

– Florália e Cachoeira de Florália (ponto de apoio)

(atendimento redirecionado para a UBS São Bernardo/Vista Alegre)

Urgências. As unidades básicas Barra Feliz, Brumal, São Bernardo/Vista Alegre, São Vicente/Campestre e Tenente Carlos receberão os atendimentos de urgência de síndromes gripais e consultas de pré-natal. O Caps atenderá apenas casos de urgências psiquiátricas no prédio da UBS Centro, visto que, seu espaço está cedido para atuação da equipe de apoio.

Atendimentos odontológicos. Para este fim, na sede do município, duas equipes estarão disponíveis, ocorrendo os atendimentos na UBS Tenente Carlos, com o propósito de avaliar os casos de urgências. Nas comunidades, uma equipe estará de prontidão para este mesmo tipo de atendimento, na UBS Brumal, atendendo este distrito e Barra Feliz.

Gestantes. O atendimento das gestantes de alto risco será feito no Centro de Especialidades Médicas (CEM), dentro da Secretaria de Saúde. Aquelas que já estão em acompanhamento no Centro Viva e as monitoradas pela médica Natália Tobal Secches Brito Silva, continuarão sendo por ela atendidas.

Já as demais grávidas darão seguimento ao pré-natal em sua unidade ou em atendimento no CEM.

Farmácia, Nasf e Sausb. Em mais uma medida para diminuir a aglomeração de pessoas, no atendimento na Farmácia Municipal, nos casos em que for possível, o medicamento básico poderá ser dispensado para até 90 dias. Já os pacientes com processos de medicamento de alto

custo do Estado terão seus laudos de Medicamentos Excepcionais (LMEs), automaticamente, renovados também por este prazo.

Os profissionais do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf) serão redirecionados para trabalhos dentro da Secretaria de Saúde, em regime de escala.

O Serviço de Atendimento de Urgência de Santa Bárbara (Sausb) continua atendendo normalmente, 24h.

Atendimento infantil e Teste do Pezinho. O pediatra do Centro de Especialidades Médicas realizará cinco atendimentos a recém-nascidos as terças, bem como fará a renovação de receitas. O agendamento será feito pelas unidades básicas.

O Teste do Pezinho será realizado na UBS Monte Carlo, de segunda a quinta, de 14h às 16h, fora da rotina da Unidade, conforme recomendação do Núcleo de Ações e Pesquisa em Apoio Diagnóstico (Nupad).

Vacinação e autorização de exames. Em seguimento as orientações da Secretaria Estadual de Saúde, fica suspensa a vacinação de rotina para todas as crianças, até 15 de abril. A BCG será feita na UBS Monte Carlo, todas as sextas, de 8h às 12h.

Já para a vacina contra a gripe, em idosos, as unidades Santa Terezinha, Brumal, Barra Feliz, Centro e São Francisco vacinarão em domicílio, enquanto no São Vicente/Campestre, Monte Carlo, São Bernardo/Vista Alegre e Tenente Carlos a imunização em domicílio será para os acamados, sendo, os demais usuários, vacinados por agendamento.

No que diz respeito a exames, somente serão autorizados aqueles classificados como urgentes pelas equipes técnicas das UBS’s.

Fluxo Rápido. Para otimizar o atendimento, foram implantados modelos de fast track (fluxo rápido), seguindo protocolos do Ministério da Saúde. O procedimento utiliza fluxogramas para identificar, realizar a triagem e encaminhar para atendimentos de forma rápida e objetiva os potenciais pacientes que apresentem sintomas relacionados ao Covid-19. A ferramenta envolve desde o profissional que recepciona o usuário, até os técnicos de enfermagem, enfermeiros e médicos que dão seguimento ao processo.

Monitoramento. Neste contexto, foi criada, também, a Central de Monitoramento de Pacientes com Sintoma de Gripe, que atuará em regime de escala, na Secretaria de Saúde, sendo composta por uma equipe multidisciplinar, envolvendo profissionais da área de fisioterapia, odontologia, enfermagem, nutrição e fonoaudiologia.