Santa Bárbara e Fundação Vale se unem para fomentar educação Inclusiva

Projeto Sala de Recursos Multifuncionais, inaugurada ontem (21), tem por objetivo atender todos os alunos, independente da necessidade especial.

Na busca de proporcionar educação inclusiva de qualidade, incorporando todas as diferenças, a Prefeitura de Santa Bárbara, por meio da Secretaria de Educação, está apoiando uma iniciativa da Fundação Vale, que tem realização técnica da Associação Imagem Comunitária. O projeto em questão chama-se Sala de Recursos Multifuncionais de Santa Bárbara.

O objetivo é construir de forma significativa o respeito e a valorização das diferenças, e uma educação inclusiva, com o intuito de atender todos os alunos, independente da necessidade especial.

A Sala de Recursos Multifuncionais foi inaugurada na tarde de ontem (21), na presença de professores, gestores escolares e representantes da Vale e de sua Fundação. O espaço funcionará no Centro de Atendimento Psicopedagógico (CAPP), localizado na rua Francisco Arcanjo de Melo, s/nº, Centro.

Na ocasião, o secretário de Educação, Alexandre Geraldo Mota, elogiou a iniciativa, falou da importância e dos desafios do processo de inclusão e salientou que a intenção é buscar sempre tentativas de melhorar, na prática, esse projeto. A analista de Responsabilidade Social da Fundação Vale, Cláudia Lopes, agradeceu ao município pelo investimento na educação inclusiva e aos gestores e professores pela participação.

A coordenadora do Centro de Atendimento Psicopedagógico (CAPP), Creidi Trentin, enalteceu a iniciativa da Fundação e a participação efetiva do Secretário de Educação. Ainda segundo ela, a sala tem que ser especial igual ao aluno, visto que, a educação precisa ter um olhar tanto para os alunos, quanto para os professores. Creidi falou também da importância da família e do suporte da Secretaria da Saúde nesse processo de aprendizado.
Profissionais da equipe da Secretaria de Educação fizeram um curso de formação em Educação Inclusiva e, na ocasião, receberam os certificados.