Samu regional deve começar a operar em agosto deste ano

Cronograma de implantação do serviço foi definido durante reunião com prefeitos em Itabira

ENTRE AS CIDADES QUE PARTICIPAM DO CONSÓRCIO ESTÃO JOÃO MONLEVADE, SANTA MARIA DE ITABIRA, FERROS, PASSABÉM, SANTO ANTÔNIO DO RIO ABAIXO, ITAMBÉ DO MATO DENTRO, SANTA BÁRBARA, ITABIRA ENTRE OUTRAS

O prefeito de João Monlevade, Dr. Laércio Ribeiro (PT), e a secretária de Saúde, Raquel de Souza Paiva Drumond, participaram na terça-feira (11) na UniFuncesi em Itabira, de mais uma reunião do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Médio Piracicaba para Gerenciamento do Samu (Cis-Urg Médio Piracicaba). Durante o encontro, que contou com prefeitos da região, foi aprovado o cronograma de implantação do Samu Regional. A previsão é que o serviço seja inaugurado no mês de agosto.

Durante o encontro houve discussão e aprovação do protocolo de intenções e assinatura do contrato do consórcio público que vai gerir o serviço. Também foram votadas alterações no estatuto do consórcio e as ações que os municípios consorciados terão que seguir para colocar o serviço em funcionamento até agosto.

Laércio Ribeiro elogiou o esforço e o trabalho de todos os prefeitos e secretários de saúde das 27 cidades que integram a iniciativa. “É mais um passo importante para o funcionamento do Samu Regional, que é um sonho da nossa população. Se tudo sair conforme planejado, estaremos disponibilizando esse importante serviço para a população em agosto”, comemorou.

Raquel Drumond mencionou a união de todos os municípios. “É uma pauta que uniu e aproximou ainda mais todas as cidades, o que deve gerar ainda mais benefícios em outras áreas da Saúde, não só no atendimento de urgência”, afirmou.

O funcionamento do Samu Regional prevê a criação de uma central de regulação para o controle do sistema em Itabira e bases de apoio nas cidades de João Monlevade, Guanhães, Barão de Cocais, São Domingos do Prata, Rio Vermelho, Ferros e Dom Joaquim.

O Samu Regional terá 13 ambulâncias, sendo que João Monlevade receberá uma Unidade de Suporte Básico (USB) e uma Unidade de Suporte Avançado (USA). O serviço será mantido com recursos do Governo do Estado, Governo Federal e municípios.

Município continua parceiro do Sevor

Mesmo com a regionalização do Samu, a Prefeitura de João Monlevade continuará parceira do Serviço Voluntário de Resgate (Sevor). Considerado pela administração municipal como um trabalho de extrema relevância para o município. O Sevor acumula mais 180 mil horas de serviços gratuitos prestados à comunidade.