Ruas centrais de São Gonçalo poderão ter estacionamento rotativo

FOTO: Ruas centrais estão sempre com as vagas de estacionamento ocupadas por longas horas, o que dificulta acesso ao comércio e serviços

A falta de vagas para estacionamentos rápidos para acessar o comércio ou serviços na região central de São Gonçalo do Rio Abaixo está perto do fim, é o que prevê um ofício assinado pelo presidente da Associação Comercial, Industrial e Agropecuária de São Gonçalo (Aciasgra), Agilson Lúcio Costa, enviado à Prefeitura, solicitando a criação de um projeto de lei que implante o estacionamento rotativo e a permissão descrita em placas para estacionamento nas áreas de carga e descarga fora do horário comercial, sábados, domingos e feriados.

No ofício, a Aciasgra enviou sugestões de pontos onde o estacionamento rotativo seria implantado, entre eles; rua Augusto Pessoa, do número 56 até a rua Januária, número 260, toda a rua do Rosário, rua Farmacêutico José Cândido Pessoa, rua Henriqueta Rubim até a Polícia Civil e rua José Pedro Barcelos, com o rotativo valendo das 8h às 16h30, de segunda a sexta-feira.

Outra sugestão seria proibir o estacionamento nestas ruas entre 16h30 e 18h, de segunda a sexta para que o trânsito possa fluir.
Já a estacionamento para cargas e descargas seria liberado após às 18h, de segunda a sexta e sábado a partir das 14h.

Em conversa com o prefeito Antônio Carlos Noronha Bicalho (PDT), ele assegurou que existe a possibilidade da implantação do rotativo, contudo, ele aguarda um encontro com membros da Aciasgra para que as ideias sejam alinhadas em favor de um projeto vantajoso para o comércio e os motoristas.

O que pensam os comerciantes:

Rafael Guedes de Araújo
Eu acho que vai ser uma boa, porque às vezes as pessoas deixam o carro por muito tempo em uma vaga que poderia ser destinada para uma rotatividade maior, atendendo mais pessoas que precisam acessar o comércio, um consultório ou serviços em geral.

Ronaldo Lelis Dias
É importante o rotativo, pois seria uma forma justa para democratizar o acesso das pessoas aos serviços ofertados na região central de São Gonçalo, pois tem muitas pessoas que param o carro o dia inteiro em pontos estratégicos. Isso é ruim.

Antônio Vasconcelos Macieira
O trânsito aqui na rua vai fluir melhor com o rotativo, isso porque muitas pessoas deixam o carro em locais importantes o dia inteiro, sem necessidade. Acredito na proposta, pois hoje está cada vez mais difícil achar uma vaga no Centro.

Opinião dos vereadores

Flávio Silva de Oliveira
Ainda não recebemos, na Câmara, o projeto para implantação do rotativo. Precisamos analisar e discutir juntamente com a população, o Executivo e os comerciantes a viabilidade da implantação. Hoje, o fluxo de veículos na nossa cidade aumentou e consequentemente as vagas para os veículos ficaram limitadas. Sabemos que é preciso democratizar o uso do espaço público, mas é preciso analisar bem o projeto.

Felipe Silveira da Cunha
Em 18 de maio de 2017, eu entrei com uma indicação para que a Prefeitura estudasse a implantação do estacionamento rotativo em nossa cidade. Hoje, existem várias pessoas que param em uma vaga às 7h da manhã e só saem às 17h. Lembro-me que em minha indicação eu pedi 30 minutos de carência, ou seja, se a parada é mais rápida, a pessoa não tem que pagar rotativo.

Otávio Isidoro Teixeira “Tatá”
Na minha opinião, o rotativo para São Gonçalo é importante sim, pois a gente percebe que está cada vez mais difícil encontrar estacionamento na região central. Tem momento que você faz várias voltas até achar uma vaga. A proposta tem que ser bem avaliada com os demais vereadores, pelo Executivo e a própria Aciasgra, pois o rotativo poderá ser bom para todos.