Bruno disse que o sistema de GPS Rota Escolar tem funcionando muito bem em algumas cidades
O Rota Escolar é um benefício oferecido pela Prefeitura para estudantes de toda a rede de ensino público de João Monlevade. São quase nove mil alunos atendidos, considerando crianças, adolescentes e adultos do ensino infantil, médio, fundamental e superior. Porém, o serviço tem apresentado constantes atrasos e, com isso, diversos conflitos com pais e responsáveis.
O vereador Bruno Cabeção, após ouvir diversas reclamações de pais de regiões diversificadas da cidade, sugeriu, à Prefeitura Municipal que seja realizado um monitoramento via GPS do Rota Escolar. Com esta solução, pais e responsáveis conseguirão acompanhar, em tempo real, a localização dos alunos transportados.
Bruno disse que, após pesquisar bastante sobre o assunto, constatou que o sistema de GPS Rota Escolar tem funcionando muito bem em algumas cidades, como é o caso de Criciúma, em Santa Catarina. “Então, pensei que poderíamos implantar algo semelhante também em nossa cidade. O sistema funciona através de um aplicativo instalado nos celulares, os pais ou responsáveis poderão verificar o trajeto desde a saída dos alunos de casa, bem quantos passageiros estão nos ônibus, nome do motorista, tempo de viagem e a rota efetuada, entre outras informações”, explica o parlamentar.
Com o objetivo de agilizar o projeto, Bruno Cabeção se reuniu recentemente com representantes da empresa que desenvolve o sistema de monitoramento via GPS de veículos e com a Prefeitura para verificarem um modelo ideal do sistema para Monlevade. Além disto, o vereador também convidou a Secretaria de Educação de Criciúma para falar sobre a experiência na implantação do sistema na cidade, para que a Secretaria de Educação de João Monlevade pudesse ter uma visão de como funcionou o processo no sul do país.
Bruno Cabeção disse que estas reuniões foram muito positivas, principalmente, porque a Prefeitura sinalizou a aceitação da proposta. Ele conta que “o procurador do Município, Hugo Marques, também participou do encontro e disse que o serviço de monitoramento do Rota Escolar será incluído no edital da licitação para transporte público, que será realizada até agosto”.
“Sabemos que temos muitas pendências a resolver no transporte, mas acredito que esse monitoramento em tempo real já será um avanço importante para nossa cidade”, afirmou Bruno Cabeção, aproveitando para agradecer ao prefeito Laércio Ribeiro por ter acolhido a sua ideia sobre a possibilidade do GPS no Rota.