Rodrigo do Bar é acusado de aplicar golpe nos colegas vereadores e caso vai parar na Delegacia de Polícia

Postura do atual presidente da Câmara pegou de surpresa colegas vereadores

A eleição para a escolha da mesa diretora da Câmara Municipal de Santa Maria de Itabira para 2024, realizada nas primeiras horas desta quarta-feira (27), segue, neste momento, na Delegacia de Polícia.

Segundo informações preliminares, o atual presidente da Câmara, Rodrigo Antônio da Cruz Reis “Do Bar” (Cid), é o pivô de toda a confusão. Ele teria convocado para 8h desta quarta-feira a sessão especial para a escolha da nova mesa diretora, contudo, sem respeitar o tempo regimental e quórum para a sessão, aprovou a chapa única composta por Vicente Umberto dos Santos (presidente), Norberto Ferreira da Cruz “Telo” (vice) e Carlos Luciano da Silva (secretário), e realizou a sessão especial para a escolha da nova mesa diretora, eleita por 4 votos.

A astúcia assustou os outros cinco vereadores [Jair Lino de Carvalho Lage, Juliana Mara do Carmo, Marcelo Coelho, Geraldo Alves e Cícero Otaviano Cabral “Tuvico”], já que Rodrigo do Bar, por não ter votos suficientes para eleger pessoas de sua confiança para dirigir a Câmara em 2024, optou por convocar a reunião para às 8h e fazer uma eleição as pressas, a toque de caixa, ferindo o estatuto interno da Câmara em relação a prazos e número de vereadores presentes.

A sessão para a escolha da nova Mesa Diretora seria realizada na segunda-feira (18), mas, como não tinha votos suficientes para eleger aliados, Rodrigo do Bar não aceitou realizar a eleição, esperando o “momento certo”, escolhido para hoje, às 8h da manhã, sem tempo para que outra chapa fosse protocolada.

Matérias relacionadas:

Reviravolta no caso envolvendo eleição na Câmara de Santa Maria de Itabira

“Desejo paz aos colegas vereadores ausentes e vamos trabalhar pela união”, diz Jair Lino