Foto: Encontro para apresentar os detalhes do desassoreamento do rio
Serviço deve começar em 60 dias e vai abrir 100 novos empregos diretos em Barão de Cocais
Acordo histórico possibilitará o desassoreamento do Rio São João e dos córregos São Miguel e Corta Goela em Barão de Cocais. Para o serviço, a Vale repassará ao Município R$ 7.448.409,24 por meio de Termo de Compromisso, acordado em dezembro, com previsão de repasse dos valores em 30 dias, ou seja, até o final deste mês o valor deve estar caixa da Prefeitura.
Os detalhes da obra foram apresentados pela Prefeitura na quinta-feira (9), durante encontro entre Ministério Público (MP), Vale e sociedade civil.
A dragagem do Rio São João, reivindicada pela Prefeitura desde as primeiras semanas após a ativação do nível 2 da Barragem Sul Superior, em 8 de fevereiro de 2019, sempre foi uma das principais pautas em negociação com a empresa Vale.
O valor para o serviço será aplicado obrigatoriamente nas seguintes intervenções: serviços de limpeza, desassoreamento e transporte de material para local adequado; serviços de recomposição da mata ciliar ao longo dos cursos d’água; estruturas de contenção de taludes do tipo gabião; estruturas de contenção do tipo concreto armado e revisão e atualização dos projetos do sistema de esgotamento sanitário.
A Prefeitura já concluiu os projetos para as obras e deu início as publicações para as licitações. A previsão é de que os serviços, que devem gerar 100 empregos diretos, sejam iniciados em até 60 dias.