Rio Piracicaba segue na incerteza sobre o fim definitivo da mineração

Vale mantém paralisação das atividades no município e vereadores Aleksandro Silva e Antônio Guedes exigem audiência pública

10/02/2025 – A mina de Água Limpa, da Vale, localizada em Rio Piracicaba, seguirá inoperante em 2025. A informação, divulgada na primeira reunião ordinária da Câmara Municipal na quarta-feira (5), acendeu um alerta sobre os impactos econômicos e sociais da paralisação, que já dura desde 2021.

Os vereadores Antônio de Pádua Guedes (PDT) e o presidente da Câmara, Aleksandro José da Silva (Republicanos), manifestaram preocupação com a falta de perspectivas para a retomada das atividades da mineradora. “Na última sexta-feira, representantes da Vale se reuniram com o prefeito Augusto e confirmaram que a operação não será retomada este ano. A empresa está falhando com o compromisso com nossa cidade e nossa população”, afirmou Guedes.

Aleksandro José da Silva reforçou a necessidade de uma alternativa econômica para o município. “A Vale já dá sinais evidentes de que pode encerrar suas atividades em definitivo. Passou da hora de elaborarmos um plano de diversificação econômica para não dependermos exclusivamente da mineração”, pontuou.

Diante da incerteza, Antônio Guedes solicitou a convocação de uma audiência pública com a mineradora. O pedido foi prontamente acatado pelo presidente da Casa. “A Vale opera aqui há 60 anos e tem um compromisso com nossa comunidade. Segundo o prefeito, os prejuízos financeiros nos últimos cinco anos ultrapassam R$ 330 milhões. Precisamos discutir esse cenário de forma transparente”, reforçou Guedes.

Aleksandro ainda sugeriu que a própria Vale contribua para a construção de um plano econômico para a cidade. “O município de São Gonçalo já possui um modelo de diversificação em prática. Podemos buscar referências para garantir um futuro sustentável para Rio Piracicaba”, destacou.

Câmara apresenta 16 indicações para melhorias na cidade

Além do debate sobre a Vale, a Câmara Municipal distribuiu 15 projetos de lei para análise e votação na próxima sessão ordinária. Também foram apresentadas 16 indicações que contemplam demandas essenciais para infraestrutura, segurança e acessibilidade em diversas regiões do município.

Confira algumas das principais indicações aprovadas e seus respectivos autores:

Infraestrutura viária: Melhorias no calçamento do “Morro do Urubu” e obras de drenagem e cascalhamento de estradas rurais (indicações do vereador Antônio Guedes); construção de uma ponte de concreto na estrada do Fidalgo e redimensionamento de bueiro na rodovia Ulisses Arcanjo de Melo (vereador Anderson da Silva Tavares); asfaltamento das ruas nº 13 e 14 no bairro Samitre (vereador Jadir Barelos); construção de rua no bairro Brumadinho (indicação do vereador Geraldo Afonso Caldeira Brandão); obras de infraestrutura na comunidade Gomes de Melo (vereador Aleksandro José da Silva).

Mobilidade e segurança: Construção de um estacionamento em frente ao Cemitério Municipal (vereador Geraldo Afonso); implantação de passeio para pedestres na Rua Ayres Quaresma (vereador Jadir Barcelos); instalação de quebra-molas na avenida Dom Joaquim Silvério e na rua Manuel Fernandes Carneiro (vereadora Marlene Fátima de Assis Domingues) e construção de ponto de ônibus no bairro Bicas (vereadora Luna Gabriele Gomes Motta).

Lazer e qualidade de vida: Reforma da quadra poliesportiva do bairro Padre Levy (Cohab) (indicação do vereador Aleksandro Silva); construção de praça ou área de lazer no bairro de Fátima (vereadora Luna Motta).

Acessibilidade: Contratação de intérpretes de Libras em todos os eventos promovidos pela administração pública municipal, garantindo inclusão e acessibilidade para a população surda (indicação do vereador Rômulo Linhares)

O presidente da Câmara, vereador Aleksandro José da Silva, ressaltou a importância das iniciativas aprovadas. “Essas indicações refletem as necessidades reais da população. Nosso papel é trabalhar junto ao Executivo para que as melhorias sejam efetivadas”, afirmou.

A próxima sessão ordinária acontece no dia 19 de fevereiro, quando os projetos de lei serão discutidos e votados.